Como perder peso definitivamente

 

Olá a todos.

Sou a Paula Ribeiro, fundadora da WeCareOn.

 

Hoje vou falar-vos de um tema que é muito procurado pelas pessoas nas nossas sessões de coaching e psicologia –  Como perder peso?

A perda de Peso, ou melhor…a libertação do peso que trazemos no nosso corpo e mente.

 

E já vão entender o porquê de eu estar a mudar o nome desta apresentação para libertação do peso e não perda de peso.

 

Acredito que a maioria de vocês já experimentou X receitas para ficar em forma e ter o corpo e a aparência que desejam. Para quem realmente tem uns quilos a mais e quer libertar-se deles, imagino que seja um sofrimento ouvir falar de mais uma nova dieta…e eu vou fazer algo diferente hoje.

Qual dieta gostou mais? A dieta Dukan, a palio, a vegetariana,  ou quantas mais já experimentou e acabou por voltar ao peso que tinha ou até ficou com mais peso?

 

Por hoje vamos parar de falar de dietas e vamos falar de si e do que realmente faz com que tenha peso a mais. Se lhe perguntar porque é que tem esses quilos a mais, que resposta sincera vai dar a si mesmo(a)?

 

O que anda a carregar a mais dentro de si?

 

Vou falar-lhe das causas mentais e emocionais relacionadas com obesidade e excesso de peso.

Podem haver diversos motivos para esse peso a mais que tem no seu corpo.

 

Vou falar-vos dos bloqueios emocionais associados ao excesso de peso.

Na maioria dos casos, a pessoa viveu uma situação de humilhação em jovem, que foi considerada por ela vergonhosa. A pessoa sofre de medo de ter vergonha, de causar vergonha a alguém ou ainda que alguém lhe cause vergonha. Associa normalmente ser humilhada ( ou diminuida) a ter vergonha ( a querer esconder-se). O excesso de peso é uma protecção contra os que lhe pedem demasiado, pois esta pessoa sabe que tem dificuldade em dizer NÃO  e tendência a carregar tudo sobre si ( como já carrega esse peso literalmente no corpo).

Pode ainda ser uma pessoa que se sente presa entre outras duas pessoas há muito tempo. Sente-se como uma sanduiche e tem que fazer todos os esforços para tornar felizes ambas. Quanto mais quer tornar os outros felizes para lhes provar que não se envergonha deles, mais dificuldades, tanto mais dificuldades tem em reconhecer as suas verdadeiras necessidades.

Acontece ainda frequentemente, uma pessoa ganhar muito peso para não se tornar desejável ao outro sexo, por medo de ser enganada, e mais uma vez desprezada e humilhada.

A pessoa obesa é também a que quer tomar o seu lugar na vida, mas isso custa-lhe fazê-lo. Não se está a aperceber, que apesar de tudo, já ocupa muito ( falando só fisicamente).

 

E agora falo dos bloqueios mentais:

 

Parece difícil a uma pessoa com excesso de peso, olhar-se realmente, em virtude da sua grande sensibilidade. És capaz de olhar para cada parte do teu corpo num espelho e amar-te?

A capacidade de olhar o teu corpo físico tem ligação com a tua capacidade de olhar para além do fisico, isto é, para descobrires a real causa que está por detrás desse excesso de peso. É possível que neste momento estejas a resistir ao ler isto, sugiro então que leia e releias e te perguntes qual a causa do teu excesso de peso?

O facto de teres vivido uma  ou mais situações de humilhação em jovem, levou-te a quereres proteger-te e enão decidiste não te entregares mais.

Com esta decisão, quiseste a todo o custo tornar-te uma boa pessoa e é por isso que carregas tanto nos ombros…até deves ter dores de costas na parte superior ou não?

É tempo de aceitares receber sem achares que tomas algo do outro e que deves retribuir mais tarde.

Vamos fazer um exercício?

 

No final de cada dia, faz uma retrospectiva do mesmo e anota cada incidente/acontecimento que possa ter ligação com vergonha e humilhação. Depois pergunta a ti mesmo se aquilo é mesmo vergonhoso e valida ainda com outras pessoas, para saberes a opinião delas.

Talvez chegues à conclusão que não, que aquele acontecimento é simplesmente mais um acto humano.

 

Pergunta-te ainda frequentemente – O que eu quero realmente? Quais são as minhas necessidades?

Faz isto antes de dizer sim a todos os pedidos exteriores e antes de oferecer os teus serviços a todas as pessoas.

O amor e estima que os outros têm por ti não vão desaparecer nem diminuir, se começares a olhar para ti e para o que tu queres realmente.

As pessoas irão apreciar-te pelo facto de te respeitares e tomares o teu lugar ( não é uma das coisas que pretendes? Tomar o teu lugar na vida? ).

Permite-te o direito de seres uma pessoa importante e de tomares lugar ( não só fisicamente) na vida daqueles que amas.

Acredita em ti, ama-te a e acredita na tua importância nesta vida.

 

Acredita que o que pretendes é libertar esse peso…e tu podes fazer isso, mudando os teus comportamentos.

 

Deixa de dizer que queres perder peso…pois quando se usa a palavra perder…o nosso cérebro interpreta isso como dor…e então não te vai ajudar nisso…Se usares palavras mais positivas como deixar ir, libertar …aí estás a trabalhar em prazer e mais facilmente o teu cérebro te ajuda no teu propósito.

 

Define metas para ti e começa hoje mesmo a amar-te.

E as dietas, exercicio fisico, claro que também ajudam…tens que ouvir o teu corpo para perceber qual o melhor para ti e não é standard que tudo funcione na mesma para todas as pessoas.

Eu sou vegan e sinto-me bem com o meu corpo e normalmente com uma escolha alimentar à base de plantas e vegetais, o peso é eliminado definitivamente e não por fases, como se tem constatado noutras dietas.

 

 

 

Se quiseres saber mais sobre estes temas, podes falar comigo na WeCareOn e visitar a minha página.

E bons resultados 😊

 

Até breve,

Paula Ribeiro 

CEO & Master Coach @WeCareOn