Neste artigo vamos apresentar um plano prático para a depressão. De forma muito prática, até porque de teoria, todos nós estamos cansados, se está com depressão, perceba que é uma reacção a algo.

 

O seu corpo, mente e espírito, estão a reagir a algo que se está a passar consigo. Pode ser uma mágoa face a um trauma do passado. Pode ser a resposta a um desemprego que teima em não ter solução. Pode até mesmo ser um descontrolo hormonal. Para isso, é importante que consulte um médico/ psiquiatra para que se for necessário uma ajuda medicamentosa o possa receitar, e também, procure sempre apoio psicoterapêutico. Alguém que consigo, possa ajudar a entender, a colocar em prática estratégias para mais facilmente superar esta fase.

 

 

Sendo assim, comece a pôr em prática algumas destas sugestões para um Plano Prático para a Depressão :

 

 

  1. Aceite que nesta fase a sua energia não é a máxima, muito pelo contrário. Aceite que pode não conseguir efectuar tudo, mas tente um pouquinho, sempre que conseguir.
  2. Não se culpe. A depressão, não surge porque você quer ou porque merece. Ela é uma resposta a Si próprio Que deve escutar com atenção. Procure apoio especializado.
  3. Durma o suficiente, mas não mais do que isso.
  4. Acorde, levante-se, tome banho, coma o pequeno-almoço e saia de casa. Tenha rotinas.
  5. Mantenha objectivos. Ir tomar um café, com alguém. Ir às compras em x dia. Agende compromissos: dentista, psicólogo, arrumar a casa, visitar alguém, etc.
  6. Planeie a semana, com poucas coisas. Aquelas que dada a sua energia, acha que pode conseguir fazer. Com o tempo aumente as possibilidades.
  7. Esteja rodeado de pessoas amigas e familiares. Evite as pessoas que lhe trazem más energias.
  8. Movimente-se, exercite-se.
  9. Faça coisas que gosta, pense um pouco antes, olhe à sua volta se for necessário para sentir inspiração. E faça uma pequena lista (ouvir música, comprar algo, deitar-se num banco de jardim e olhar o céu, cheirar flores, passear o cão).
  10. Elogie-se a si e aos outros. Seja carinhoso consigo e com os outros e sempre que possa, sorria.

 

Veja ainda o nosso Guia Prático da Depressão 

 

Um beijinho grande e cuide de Si, você é o seu bem mais precioso!

 

Liliana Silva – Psicóloga e Coach na WeCareOn.