O que é o Coaching?

Existem várias definições sobre o que é o Coaching algumas mais elaboradas outras mais sucintas. Para quem se depara com este conceito a primeira vez, deixo aqui uma sugestão de definição deste conceito. O Coaching é um processo dividido em várias sessões, estabelecido entre um Coach (profissional especializado que fornece o suporte e o auxilio) e um cliente (ou Coachee), onde este é guiado para refletir, encontrar respostas às suas perguntas, definir ações e agir em direção aos seus objetivos, metas e desejos; é uma parceria assente no compromisso entre o Coach, e o Coachee, para que este atinja o que deseja através da possibilidade de escolha e necessidade de mudança; um cliente recorre a um coach quando quer alterar algo na sua vida mas que por alguma circunstância desacredita no seu potencial, ou não sabe o que alterar ou como fazer.

Um Coach tem formação específica para ajudar o cliente. Está focado para resultados, objectivos, para o futuro e age de acordo com um código de ética profissional assente na confidencialidade de informação transmitida pelo cliente, responsabilidade pessoal e compromisso para com o processo.

Etapas do processo

A primeira sessão é sobretudo para levantamento de informação detalhada sobre a situação, definição concreta de qual o estado actual e qual o estado desejado (objectivo). O coach irá:
• planear o processo;
• definir as técnicas a aplicar;
• os resultados esperados;
• o número de sessões necessárias neste processo.

Durante o processo e entre sessões é frequente o coach atribuir tarefas ao cliente. Ainda que o cliente possa não compreender o porquê de uma determinada tarefa, é crucial para o resultado final e objectivo do processo de coaching confiar no coach e de que aquela tarefa foi atribuida por uma razão, e este poderá ser o foco motivacional para realizá-la. O processo termina quando o cliente atingir o estado desejado definido na primeira sessão.

Objectivos de um processo de Coaching?

• Acionar a energia necessária à mudança de um Estado Atual Indesejado para um Estado Desejado, encorajando a criação de um futuro atraente com a (re)definição de objetivos e recursos necessários, a libertação de “obstáculos” do passado através do estímulo à consciência das Emoções e à capacidade de aprender a antevê-las e controlá-las e ao rompimento de crenças e decisões limitadoras que possam condicionar esse futuro;

• Guiar no processo de mudança respeitando a natureza individual, para que seja o próprio a encontrar as respostas que procura neste processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, a definir os seus próprios objectivos;

• Orientar o cliente mesmo quando este sente que necessita dessa orientação mas não sabe ao certo qual a situação que levou a recorrer ao coaching;

• Dar a conhecer a relevância da mente Inconsciente na forma como nos posicionamos na nossa vida, a Programação Neuro Linguística (PNL) e a sua aplicabilidade prática nas várias áreas da vida, bem como a diferença que pode fazer no relacionamento com os outros, seja na esfera pessoal ou profissional.

Programação Neurolinguistica e Time Line Therapy®

Recorda-se da típica imagem da ponta do iceberg à superfície da água e a grande quantidade do iceberg que está submersa?
Exactamente! Essa imagem que está a ver agora, internamente, e que estava aí algures esquecida na sua… Mente Inconsciente! E que rapidamente acedeu a ela por isso mesmo, porque está arquivada na sua memória a apenas alguns “metros de profundidade”.

Agora, vá mais profundamente “nas águas” da sua Mente Inconsciente… Vá! Tente perceber o que lá está, e quanto mais tentar mais rapidamente percebe que nos moldes em que está a tentar… tenta em vão trazer o que lá está à sua… “superfície”, à sua Mente Consciente…

Pois bem, é aqui que entra a Programação Neurolinguística (PNL): um conjunto de técnicas e padrões linguísticos para aceder à sua Mente Inconsciente e de lá trazer para o seu Consciente as respostas, aprendizagens e capacidade de controlo da parte de si que você sente que existe mas não compreende como, quando e porque se manifesta. Por sua vez, tambem ao nível do inconsciente, a Time Line Therapy® permite libertar emoções negativas e decisões limitadoras de acontecimentos passados e colocar objectivos no futuro de forma que se realizem (Creating Your Future®).

Assim, se está perante um estado actual que deseja mudar mas algo “dentro de si” insiste em mantê-lo, talvez veja, oiça e sinta que ter um coach como parceiro para essa mudança pode ser a solução que há tanto procura…

Arrisque! Viva a experiência! Contacte-me para iniciarmos já esta parceria!

Marisa Mendes – Coach @WeCareOn