Olá a todos!

Vamos falar de Stress?

Estive focada a elaborar um novo desafio terapêutico parecido com o #21diasautoestima para vocês.

O objectivo deste desafio, também de 21 dias, é lidar melhor com as situações de stress, que são tantas hoje em dia.

O stress é algo que faz parte da vida normal e é vivido por todos de tempos a tempos.
No entanto, algumas pessoas sofrem mais frequentemente ou mesmo diariamente de stress e, como sabem, tem um enorme impacto na qualidade de vida.

 

 

Quais são as fontes típicas de stress? (denominados de stressores)

Relacionamentos com os outros
◊ Questões relacionadas com o trabalho
◊ Exigências relacionadas com o estudo
◊ Lidar com uma doença
◊ Mudanças de vida, como casamento, nascimento de um filho, divórcio, reforma, luto, etc.
◊ Actividades e tarefas do dia-a-dia
◊ Eventos positivos, como organizar eventos ou festas
◊ Assumir muitos papéis ou tarefas ao mesmo tempo

Algumas pessoas estão conscientes dos seus “gatilhos”, ou seja dos factores que lhes levam a sentir stress, o que aumenta capacidade de prevenir o stress ou para lidar com ele de forma mais adequada.
Outras pessoas são menos capazes de lidar, e identificar esses “gatilhos” é um passo chave para começar a se sentir melhor.

 

Começamos por distinguir entre stressores internos e externos:

Grande parte da nossa resposta ao stress é auto-induzida. Os sentimentos e pensamentos que surgem na sua mente e causam-lhe inquietação são conhecidos como stressores internos.

 

Exemplos de stressores internos incluem:

> Medos. Os mais comuns incluem o medo de fracassar, o medo de falar em público e o medo de voar.

> Incerteza e falta de controlo. Poucas pessoas gostam da incerteza ou de não sentir a capacidade de controlo do que pode acontecer. Pense em como reage quando espera por resultados de um teste médico.

> Crenças. Estas podem ser atitudes, opiniões ou expectativas. Pode nem sequer pensar sobre como suas crenças moldam a sua experiência, mas esses pensamentos predefinidos muitas vezes colocam-nos sob stress. Reveja as expectativas que tem colocado a si mesmo para criar a sua carreira ou as férias de sonho.

A boa notícia é que temos a capacidade de mudar os nossos pensamentos. A má notícia é que os nossos medos, atitudes e expectativas têm sido nossos companheiros por um longo tempo e muitas vezes leva algum esforço para mudá-los.

Estratégias para gerir stressores internos incluem reformular os seus pensamentos e escolher uma mentalidade positiva, desafiando pensamentos negativos, usando técnicas de relaxamento e falando com amigos ou até procurar um profissional de saúde mental.

 

Stressores externos são eventos e situações que acontecem consigo. Alguns exemplos de stressores externos incluem:

– Grandes mudanças de vida. Estas mudanças podem ser positivas, como um novo casamento, uma gravidez planeada, uma promoção ou uma nova casa. Ou podem ser negativos, como a morte de um ente querido ou um divórcio.

-Meio ambiente. A entrada de informação do nosso meio pode ser uma fonte de stress. Considere como reage a barulhos súbitos, como um cão a ladrar, ou como reage a um quarto iluminado ao sol de um quarto escuro.

-Eventos imprevisíveis. Do nada, pessoa que não convidou chegam a casa. Ou então descobre que o seu empréstimo ou valor da renda subiu ou que seu rendimento foi cortado.

-Ambiente de trabalho. Stressores comuns no trabalho incluem uma carga de trabalho impossível, e-mails infinitos, prazos urgentes e um chefe exigente.

-Social. Conhecer novas pessoas pode ser stressante. Basta pensar em ir a um encontro às cegas, que provavelmente começa a suar. Relacionamentos com a família frequentemente geram stress também. Basta pensar na sua última discussão com seu companheiro ou filho.

 

Estratégias para gerir estes stressores externos incluem estilos de vida saudáveis, como comer uma dieta saudável, ser fisicamente activo e dormir o suficiente – o que ajuda a aumentar a sua resiliência.
Outros passos úteis incluem pedir ajuda aos outros, usar o humor, aprender a ser assertivo e praticar a resolução de problemas e de gestão do tempo.

Considere como usa o seu tempo e energia, concentrando-se em actividades que são importantes para si, reduzindo o número de actividades em que está envolvido e dizendo não a novos compromissos.

Se costuma sentir stress de forma significativa, convido-o/a a seguir este novo desafio terapêutico na página de Facebook da Wecareon ou pelo #21diassemstress

 

Se precisar de algum esclarecimento ou ajuda profissional na gestão do stress ou outros temas pode contactar a nossa equipa de psicólogos.

Bom desafio!

 

Daniela Esteves, psicóloga @ WeCareOn