É comum os estudantes inventarem desculpas esfarrapadas, nas quais até acreditam, para não fazerem aquilo que devem.

Veja mentiras que todos os estudantes dizem a si mesmos.

 

  1. “Tenho tudo controlado”
    Esta é a frase que diz aos seus pais quando eles lhe perguntam se ir passar mais um fim de semana a casa dos pais da sua namorada não vai prejudicar os trabalhos que tem em mãos e o estudo para os exames. É óbvio que você sabe que se fosse o Pinóquio o seu nariz seria capaz de igualar o comprimento da Ponte D. Luis, no Porto. Pegue nos trabalhos com tempo para não deixar tudo para a véspera e receber uma nota vergonhosa em troca.
  1. “Só mais 5 minutos de sono”
    Seu despertador toca e o som daquelas notas irritantes mais parece um sino anunciando uma tragédia. Você só precisa de mais 5 minutos. Os 5 minutos acabam e a história se repete; dessa vez é sério, só mais um pouco de sono. Quando você menos espera, já se passou uma hora e você está atrasado para a aula. Para não deixar que isso se repita, levante da cama o mais rápido possível. Pode parecer que não, mas você se sentirá mais disposto dessa forma. Um sono interrompido como esse dos “5 em 5 minutos” só o deixará mais cansado.
  1. “Vou fazer o trabalho esta noite”
    Geralmente isto acontece num daqueles raros dias em que decide ir a todas as aulas (sim, mesmo à das 8h) e sente que está mesmo no curso certo e por isso até gosto estudar. A questão é que quando volta para casa está tão cansado, que faz uma sesta antes do jantar e depois decide celebrar este ‘dia em cheio’ com mais uma saída à noite. Se trabalhar todos os dias uma hora ou duas, a sua vida de estudante é mais leve e divertida.
  1. “Não preciso de anotar porque me vou lembrar da matéria toda mais tarde”
    Geralmente pensa isto quando consegue entender alguma coisa que o professor acabou de explicar na aula. E como entende, convence-se que nunca mais a esquecerá. Acabará por descobrir que está errado quando chegar ao exame e ficar completamente baralhado com o que lhe vem à cabeça. Afinal o que parecia tão óbvio há dois meses, parece estar agora envolto numa espécie de nevoeiro, onde não consegue penetrar porque tem os ‘faróis fundidos’ depois de ter lido centenas de páginas nas últimas 48 horas. Anotar uma boa explicação do professor é garantia de que basta voltar a lê-la para conseguir a cotação máxima nessa resposta.
  1. “Faltar a esta aula não tem importância!”
    Se não tivesse importância essa aula não existia. Já reparou que nem todas as matérias que saem nos exames foram dadas nas aulas? Seria impossível abordá-las todas, por isso os professores selecionam as mais importantes ou complexas para explicar com mais detalhe aos alunos. Além disso, se está inscrito em avaliação contínua, sabe que os professores não encaram com bons olhos os alunos que faltam muito. Se ainda não percebeu isso, vai descobrir quando chegar ao exame.

 

 

Conheça mais mentiras que os estudantes dizem si próprios, aqui.

Fonte: expresso.sapo.pt