Com o passar dos anos começa-se a perceber que a diferença entre o sucesso e o fracasso passa pelo saber conhecer a mente das pessoas. De seguida, são enumeradas sete verdades sobre a sua mente que o irão ajudar a compreender muitas das decisões que toma no seu dia-a-dia.


1- É Racional

A maioria das pessoas afirma que é racional na tomada de decisões mas, nos últimos 15 anos, muitos especialistas têm desafiado esta afirmação. De acordo com o psicólogo Daniel Kahneman, a maioria das decisões são feitas em segundos e baseadas em emoções e intuições – o que faz com que acabe por cair em “armadilhas”.
Contudo, a irracionalidade nem sempre é uma desvantagem. Segundo Malcolm Gladwell, a tomada de decisões de forma intuitiva faz com que seja capaz de fazer o que nunca até então conseguiu.

2- Subestima a Sorte e o Caos

Os seres humanos tendem a subestimar o caos e quanto isso define a sua vida. Quantas vezes não ouviu alguém dizer “A minha vida está um caos”? Assim, se o Universo gira em torno do caos, isso não faz com que todos os atos de confiança no quotidiano se mostrem arriscados? A resposta é sim.
Por exemplo: Permitir que um gestor de activos coloque as suas economias num mercado de ações é um risco. Afinal basta um pequeno olhar para perceber o que eles fazem, na maior parte do tempo, é um jogo.

Conselho: Não tenha medo da multidão e pergunte opinião sobre algum assunto em que esteja com dúvidas. Lembre-se que é mais fácil alcançar o sucesso com algumas criticas e elogios, do que apenas com a nossa linha de pensamento.

3- É obcecado pelo talento

O talento é visto como a maior causa do sucesso. Todavia, estudos têm demonstrado que o talento não é essencial quando o objetivo é conquistar uma excelente vida e trabalho. O sucesso deve-se à experiência, à prática e ao alcance de uma aptidão. O que é que isto tudo significa? Simplesmente que (a falta de) talento não é mais que uma desculpa para não tentar ter sucesso no que realmente se quer fazer.

4- A negatividade está na natureza (mas mude isso)

Estudos explicam que faz sentido os seres humanos serem negativos. É normal pois as emoções são contraditórias; usamos a raiva ou o medo para nos protegermos dos inimigos e a gratidão e o orgulho para mentir; ou seja, utilizamos emoções boas para o mal e emoções más para o bem.
Por outro lado, alguns estudos atuais demonstram que as pessoas tendem a ter vidas preenchidas e longas quando são felizes – e até escapam a algumas doenças por isso.
Barbara Frederickson compartilha uma solução para uma vida feliz: ter 3x mais emoções positivas que negativas.

5- Ama trabalhar (mas talvez não o saiba)

De acordo com Daniel Pink, os humanos são construídos com uma característica chamada motivação intrínseca – esta é natural nos seres humanos, pois estamos predispostos a realizar, a trabalhar, para resolver os problemas.
Então porque é que tantos de nós olham para o trabalho como um trabalho penoso? Neil Fiore, explica que somos treinados a perder a nossa alegria pelo trabalho na escola e também pelos nossos pais. Mas com a mentalidade certa não há razão para que não possa reviver a criança que tem no seu interior, e começar a desfrutar do que faz.

6- Centrar-se no agora é a chave para produtividade e felicidade

Centrar-se nas tarefas que tem em mãos é algo difícil para a maioria das pessoas. Quanto mais próximo tiver de alcançar os seus objetivos e mais projetos tiver realizado, mais feliz será. A melhor maneira de obter a maior felicidade e aprender a focar-se no agora é através do desenvolvimento de um hábito de meditação. Considere o seguinte, em vez de tirar uma pausa para o café da tarde vá para um lugar calmo e concentra-se apenas na sua respiração – não é meditação, mas já é um começo.

7- O carisma tem um poder grande em si

A primeira impressão que tem sobre os outros é uma das ferramentas mais poderosas em si e nos outros. Ao ter carisma transmite que é uma pessoa forte ou influente e vai usar o seu poder para ajudar. O mais simples conselho para levantar o seu carisma é um sorriso.
Para se sentir mais confiante antes da próxima apresentação, é encha-se se força. Pode fazer uma mudança rápida na sua linguagem corporal e fazer com que se sinta mais carismático. mente mente 

 

Profissionais WeCareOn