Diferentes estudos mostram que os homens socializam mais rapidamente com mulheres calçadas com saltos altos.

No arsenal das armas de sedução feminina, os sapatos de salto alto ocupam um lugar de destaque. Curiosamente, o seu impacto sobre o comportamento sexual masculino ainda não tinha sido estudado cientificamente. Um investigador francês veio corrigir esta lacuna.

Nicolas Guéguen, professor de ciências comportamentais na Université Bretagne-sud, em Vannes, é o autor de numerosos artigos e diversos livros sobre a ciência da sedução. A revista Archives of Sexual Behavior, revela uma série de experiências que mostram as diferenças no comportamento dos homens de acordo com a altura dos saltos que uma mulher tem calçado. Segundo o investigador “A mulher é considerada mais bonita e mais atraente com saltos. Milhares de estudos mostram que este é um fator suficiente para aumentar a disponibilidade da prestação de ajuda de homens em relação a elas”.

Um efeito crescente

Adivinhem, por exemplo, qual a percentagem de sucesso de uma jovem de 19 anos a usar sapatos rasos quando pergunta, na rua, a um homem (com idade entre 25 a 50 anos) se concordaria em responder a algumas perguntas sobre a igualdade de gênero? A taxa de sucesso é de aproximadamente 50% (14 respostas positivas num total de 30 contatos efetuados). Ao usar um sapato (preto) com um salto de 5 cm, a taxa de participação no estudo subiu para os 63% (19 respostas positivas em 30 contatos efetuados). Ao usar sapatos com 9 cm de altura, as respostas positivas aumentam para 83% (25 de 30 homens abordados).

As mulheres são insensíveis ao efeito do “salto alto”

Mais surpreendentemente o Professor Guéguen pediu a quatro mulheres, para realizar a mesma experiência, com uma morfologia idêntica (cerca de 1,67m de altura e com 55 kg) vestidas de forma idêntica para abordarem 45 homens e 45 mulheres. Nenhuma surpresa foi encontrada para os sujeitos do sexo masculino. Mais uma vez, verificou-se que estavam mais disponíveis para colaborar com as entrevistadoras com saltos mais altos (81%) em vez das que usavam sapatos rasos (41%). No entanto, o efeito “salto alto” não é observado nos sujeitos de sexo feminino. A disponibilidade de participação no estudo situa-se no 30%, independentemente da altura dos saltos das entrevistadoras.

Numa terceira experiência, uma jovem deixou cair uma luva de sua bolsa quando ela se cruzou com um transeunte. 93% dos homens demoraram menos de 10 segundos para alertar uma mulher usava saltos altos, contra 61% dos homens para avisar uma mulher que usava sapatos rasos. Ao fazer a mesma experiência com mulheres, a altura dos saltos não influenciou as participantes (50% avisou da queda da luva em menos de 10 segundos). A forma de caminhar dependendo da altura dos saltos usados por uma mulher foi estudada através do uso de sensores de luz distribuídos pelo corpo. “Homens com idades médias entre os 24 e 28 anos tiveram que assistir a estas sequências olhando para os pontos luminosos e avaliar os graus de feminilidade e atratividade de aparência, explica o Dr. Guéguen. Tiveram igualmente que fazer uma estimativa sobre a idade da pessoa. Os resultados mostraram que os saltos altos levaram a avaliar o movimento dos pontos de luz como sendo mais feminino, mais atrativo e mais jovem”.

Saltos altos, roupa vermelha e tatuagens…

É bem de sedução que estamos a falar. “Um estudo recente (ainda não publicado) mostrou que uma foto tirada de perfil, dos ombros aos joelhos da mesma mulher era considerada pelos participantes masculinos como sendo mais atraente, mais sexy, mais bonita, com seios mais atraentes, aumentando o desejo em marcar um encontro com ela na foto em que a participante tinha sapatos de salto alto calçados”, disse o pesquisador francês. Mas também aponta que a utilização do “capital erótico” pode ter efeitos perversos devido ao “risco de assédio de alguns homens por não perceberem as suas reais intenções”. Inconscientemente, uma mulher que usa um vestido vermelho ou uma tatuagem é, por exemplo, considerada mais sexualmente disponível. São mais alguns obstáculos no campo de sinais eróticos mal interpretados por alguns homens a quem, pode escapar a noção de consentimento.

Mesmo sentada, uma mulher de salto alto chama mais a atenção

Numa última experiência, Nicolas Guéguen e os seus colaboradores mediram o tempo que os clientes de um bar localizado em Vannes (num total de três bares) demoraram para abordar uma participante no estudo que tinha acabado de chegar na sexta-feira ou sábado à noite, entre as 20h30 às 00h00. As 36 mulheres que participaram no estudo tinham entre 20 e 28 anos, estavam vestidas da mesma forma, a exceção dos seus sapatos. Elas tiveram como única instrução de cruzar as pernas, de modo a que os sapatos ficassem mais visíveis.

Revelou-se uma boa forma de facilitar um primeiro contato. Ao usarem sapatos de salto alto, as mulheres foram abordadas em média menos de 8 minutos após a sua entrada, enquanto tiveram de esperar quase o dobro do tempo (14 minutos) quando estavam com sapatos rasos calçados, e 12 minutos quando tinham calçados saltos de 5 cm. O diabo esconde-se definitivamente nos detalhes.

Artigo escrito por Damien Mascret – No jornal Le Figaro em 24/11/2014
Tradução do psicólogo Hélio Borges

Hélio Borges – Psicólogo @ WeCareOn