Este artigo aborda o ciclo vicioso da depressão, está direccionado para pessoas que estejam num estado depressivo ou com um quadro clínico de depressão.

Os sintomas de depressão podem causar mudanças drásticas na vida de uma pessoa, nas suas rotinas, e no seu comportamento. Muitas vezes são essas mudanças que agravam a sintomatologia depressiva e impede a pessoa com depressão de ficar melhor.

Por exemplo, a falta de motivação ou a falta de energia pode fazer com que a pessoa deprimida comece a diminuir as suas actividades, negligencie as suas tarefas e responsabilidades diárias, e por sua vez deixe a tomada de decisões para outros.

 

 

Caso já tenha estado deprimido reparou nessas mudanças?

Pode ter reparado que começa a ficar cada vez menos activo, a sair menos,  a isolar-se dos outros e até deixar de fazer o que mais gosta. Quando isto acontece pode encontrar-se preso num ciclo vicioso da depressão, como pode ver no seguinte gráfico:

Gráfico do ciclo vicioso da depressão

 

Quadro que mostra como é o ciclo da depressão

 

Quando o seu nível de actividade diminui, pode ficar menos motivado e mais letárgico. Quando para de fazer as coisas que adora está a perder a oportunidade de ter sentimentos agradáveis e experiências positivas. E consequentemente a sua depressão pode piorar.

Da mesma forma, quando começa a negligenciar algumas tarefas no local de trabalho ou em casa, a lista de “obrigações” pode começar a acumular. Como tal, quando a pessoa com depressão pensa em tudo o que tem de fazer, os sentimentos de opressão aumentam. E acresce também os sentimentos de culpa e de ineficácia. Isto também piora o quadro depressivo.

 

 

Então como reverter o ciclo vicioso da depressão?

Uma das formas de reverter este ciclo é simplesmente aumentar o nível de actividade, principalmente em actividades de lazer/prazer.  É essencial fazer algumas tarefas e cumprir com algumas responsabilidades mas de um modo realista e concretizável, assim terá a certeza que irá ser bem sucedido.

Tornar-se mais activo tem imensas vantagens, tais como:

– Sentir-se melhor

–  Menos fadiga

–  Pensar mais claramente

Quando conseguir reverter este ciclo irá parecer-se com o seguinte:

Gráfico de como reverter o ciclo vicioso da Depressão

Quadro de como reverter o ciclo da depressão

 

Sugiro-lhe esta lista de coisas divertidas possíveis de fazer:

  1. Fazer jardinagem, tocar na terra
  2. Visitar amigos
  3. Fazer uma viagem de um dia
  4. Ir ver um filme ao cinema
  5. Ir à praia
  6. Ler livros inspiradores
  7. Fazer um picnic num parque
  8. Ir caminhar, correr, explorar
  9. Ouvir música alegre
  10. Fazer manualidades criativas

Experimente algumas delas e avalie como se sente antes e depois da actividade. Provavelmente sentir-se-à um pouco melhor.  O importante é persistir – manter seus níveis de actividade é o primeiro passo para quebrar este ciclo vicioso!

Para saber mais sobre depressão veja o nosso Guia Prático da Depressão

Referências: Center of Clinical Interventions

 

 

Espero que esta informação tenha sido útil para si e se precisar de ajuda psicológica para curar a sua depressão estamos disponíveis.

Daniela Esteves, psicóloga @ WeCareOn