Tipicamente uma pessoa que procura os serviços de Coaching é alguém que gostaria de mudar algo melhorar ou potenciar algum aspeto da sua vida ou simplesmente alguém que quer um acompanhamento para ultrapassar uma dificuldade ou alcançar um objetivo.

 

Neste artigo, vou partilhar consigo o caso da Maria que me contactou para usar o coaching online como ferramenta de autodescoberta e desenvolvimento.

 

Aos 34 anos de idade, residente no estrangeiro, a Maria sentia-se meio perdida e sem ânimo. No arranque do processo há sempre uma exposição da situação em que a pessoa se encontra e depois um delinear da área mais prioritária que a pessoa quer trabalhar. Usamos uma ferramenta de autodiagnóstico para o efeito e, claro, as perguntas chave que levam a pessoa à consciencialização das suas respostas e à tomada de decisões.

 

De 0 a 10, em que o é nada satisfeita e 10 é totalmente satisfeita, na área da Liderança Pessoal, a Maria estava num 4. O seu objetivo passava por “Dali a 3 meses, estar num nível 7, ou mais, sendo que queria acreditar mais em si própria e nas suas capacidades, abraçando este processo de autodescoberta interior e resgate da sua assertividade.”

 

As sessões foram correndo de forma tranquila e ao mesmo tempo profunda. Com recurso a várias técnicas, desde criação de listas a visualizações, da identificação de valores à recolha de feedback dos outros, até à realização de um questionário DiSC® (ferramenta de auto-conhecimento), a Maria foi trabalhando a sua Auto liderança e confiança. O seu relacionamento consigo própria foi melhorando substancialmente e alcançou o seu 7. A Maria gostou tanto dos resultados que alcançou com o processo de Coaching que decidiu fazer mais um pack de 10 sessões, desta vez com encontros online quinzenais em vez de semanais, com foco na área do trabalho.

 

Partilho aqui o testemunho dela, nas suas palavras:

 

 

”Quando decidi iniciar o coaching não tinha muito bem noção do que realmente era, apenas tinha como grande objetivo, entre outros, «encontrar-me» … no final sintetizo com a frase “UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO”. Percebi que conheci uma nova pessoa: EU.

Para mim, foi um processo de consciencialização do poder que tenho e da responsabilidade que detenho sobre mim, a minha vida e a minha felicidade. Foi o início de uma longa viagem de autodescoberta e crescimento no campo do desenvolvimento pessoal mas também na área profissional.

As conversas descontraídas com a Katian pautaram-se pela orientação para a auto-reflexão sobre a imensidão do meu mundo interior e das forças que o movem. O coaching sensibilizou-me para a minha voz interior, permitiu-me questionar quem sou, o que sinto e o que procuro atingir, elevando os meus níveis de consciência. Através de uma relação de parceria, tomei consciência de que as respostas estão todas dentro de mim. Eu posso assumir o controlo pleno da minha vida. Quem determina as emoções que quero experimentar sou eu própria.

Percebi a pertinência das duas vozes interiores que todos temos permanentemente e que nos orientam os comportamentos e as ações e, acima de tudo, a importância de aumentar os meus níveis de consciência de forma a «alimentar» a voz positiva, aquela que nos leva a seguir o caminho que buscamos. No fundo, aprendi a estar mais atenta, mais «ligada» nas minhas escolhas e ações diárias.

As sessões foram, sem dúvida, uma mais valia para mim! Os diversos e excelentes métodos/ferramentas usados (que ajudam a desvendar o ser humano em todas as suas facetas: pessoal, mental, prática e espiritual) permitiram-me conhecer melhor e perceber de que forma poderia mudar as minhas rotinas de modo a conseguir atingir aquilo a que me proponho. A definição de objetivos é essencial! Onde estou, o que quero, o que fazer para lá chegar e agir devem estar sempre presentes no nosso dia-a-dia.

Tomei consciência das minhas capacidades enquanto pessoa e do quão é importante estarmos em harmonia com os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Uma experiência gratificante e enriquecedora sem dúvida!

 

Obrigada Katian por me teres inspirado!”

 

E o leitor… gostaria de poder dar um testemunho destes? Venha daí e entre em contacto comigo! Sinta em primeira pessoa o poder do Coaching!

 

 

Katian Caria – Coach @ WeCareOn