Hoje escrevo-vos sobre como curar os 5 corpos de forma holística, mas a verdade é que quando ouvi falar dos 5 corpos achei que havia mais para descobrir do que já sabia. Eu queria curar-me de forma holística e parecia que não encontrava algo que unisse tudo. Eu achava que haviam 4 corpos: o corpo físico, o intelectual/mental, o emocional e o energético, e isso já depois de muito trabalho de desenvolvimento pessoal, pois quando comecei a minha cura, achava que só havia 1 corpo –  o físico… e afinal há muito mais. Como resultado disso, comecei a estudar mais e a fazer vários retiros e formações nesta área.

E que descoberta fantástica para a minha compreensão de como tudo está ligado, como somos um, como somos todos, esta forma de ver a cura como algo holístico. Perceber que há mais do que só o corpo físico ajudou-me a ver a minha cura com mais atenção, com mais medo de não saber qual a causa das minhas doenças físicas, em que corpo ou corpos tudo tinha começado. É por isso que hoje escrevo aqui sobre cada um deles, para partilhar este conhecimento e ajudar cada um de vós na sua caminhada de cura, transformação e evolução.

Algo incrível no facto de se ter um corpo é a observação de que não temos apenas um corpo. Na medicina, o corpo humano é dividido em vários corpos para categorizar diagnósticos e desenvolver tratamentos. Sob o ponto de vista da medicina alopática, por exemplo, temos um corpo cardiovascular, um corpo endócrino, um corpo do sistema nervoso, um corpo do esqueleto e músculos, e assim por diante. Sob o ponto de vista de outras diversas formas de cura, nós temos um corpo energético, um corpo áurico, um corpo etérico, um corpo de alma, um corpo cármico, um corpo de chacras, um corpo de meridianos, e outros. Muitos sistemas foram desenvolvidos para trabalhar com a multidimensionalidade do complexo humano mente-corpo-coração-alma.

A abordagem de cada sistema depende grandemente do propósito para o qual é usado. Vários sistemas de cura ou sistemas de mapeamento psicológico distinguem entre três corpos, quatro corpos, sete corpos, nove corpos, doze corpos, dezoito corpos, ou cento e quarenta e quatro corpos.

Em Possibility Management (PM) usa-se um mapa-pensamento que distingue cinco corpos.

 

 

O Mapa foi criado pelo Gestor de Possibilidades (Possibility Manager) Wolfgang Köhler, em 2005 num treino, durante uma apresentação, ainda só com 4 corpos e toda a investigação e prática levou à conclusão de que estes 5 corpos representam o que se trabalha em PM.

Sem estas distinções que temos mais que um corpo, a nossa tendência é a de olhar para todas as nossas sensações, pensamentos, sentimentos e experiências como uma miscelânea.

O Mapa dos Cinco Corpos dá-nos a clareza para distinguir entre cinco domínios únicos nas nossas relações, sendo um ponto de partida para curar os 5 corpos de forma holística.

Vamos começar por falar de cada um deles, como se alimentam, que dores têm, e qual o êxtase de cada um deles. Assim, cada um de nós pode começar a entender de onde vêm as doenças do seu corpo, dos 5 corpos na realidade, e iniciar o caminho para curar os 5 corpos de forma holística 😊. Curiosos(as)? Venham comigo:

 

Corpo Físico

 

O corpo físico é feito de órgãos, pele, ossos, músculos e este corpo tem sensações.

As comidas para este corpo são vegetais, cereais, proteínas, ar, luz do sol, vitaminas, minerais ou contacto físico, etc.

A dor neste corpo é por exemplo deixar cair um martelo em cima do dedo do pé, ter dor de cabeça ou de barriga, ter febre, ter fome ou sede, ter doenças.

O êxtase deste corpo pode ser beber um chá quente, numa crepitante manhã de Outono, num café com vista para o mar, pode ser dançar, ter um orgasmo, fazer uma massagem, etc.

 

Corpo Intelectual/Mental

 

O corpo intelectual é feito de histórias, pensamentos, crenças, ideias.

As Comidas Intelectuais são ter ideias, ler um bom livro, ver um bom filme, fazer puzzles, visitar uma exibição de arte, entretenimentos vários, ver um documentário, ter informação, instruções, ou explicações, resolver problemas, etc.

A dor intelectual inclui perder as chaves, estar confuso(a), perder a memória, ter uma discussão ou ter dúvidas.

O êxtase intelectual é encontrar as chaves de volta, acabar uma tese, escrever um livro, resolver um problema, ter clareza, ou inspiração.

Corpo Emocional

 

O corpo emocional é feito no coração e tem sentimentos.

A comida emocional é comunicar sobre os sentimentos de 0 a 100%, apreciar e ser apreciado, cuidar, expressar as emoções.

A dor emocional é quando os sentimentos são suprimidos, é quando negamos o que sentimos, é sentir-se rejeitado(a), ou misturar sentimentos como é o caso da depressão ( tristeza + raiva) ou da culpa ( raiva + tristeza + medo).

O êxtase emocional é expressar-se e sentir a 100%, é a alegria sem razão ao responder de forma responsável, usando a sabedoria e o poder dos sentimentos para servir os outros.

 

 

Corpo Energético

 

O corpo energético é feito de energia, de presença, de atenção, intensão.

A comida energética são alguns livros e ensinamentos, estar em silêncio, a radiação de objectos sagrados, santuários ou templos, estar na presença de santos, estar na natureza, meditar, estar na presença de momentos de transição como partos, morte ou transformação, ou a experiência de estar-com – que não envolve fazer algo em particular mas que é a interação prévia às palavras, onde o ser de uma pessoa, está simplesmente em contacto com o ser de outra pessoa.

A dor energética é angústia existencial, não estar conectado com o seu destino, ou a ilusão de separação, locais sujos, mistura de contextos, falta de presença.

O êxtase energético é aceitar as coisas como elas são, realização, introspeções, alegria improcedente, serviço altruísta, estar ao serviço, em conexão.

 

 

Corpo Arquetípico

 

O corpo arquetípico é feito de um propósito maior, de princípios brilhantes.

A comida arquetípica é estar no espaço do Amor Arquetípico, dos Princípios Brilhantes fazendo o trabalho que a linhagem arquetípica pede para fazer.

A dor arquetípica é um vazio existencial. Esta dor é o estado de 99% da população: não estar conectado com a sua linhagem arquetípica e o seu serviço no universo.

O êxtase arquetípico é estar a executar o projeto servindo a sua linhagem arquetípica, assumindo uma posição para a posição que você assume, mudando a identidade para um personagem arquetípico, formando uma equipa de super-heróis. Cumprir a linhagem arquetípica.

Agora que já tens uma ideia dos vários corpos e de como se alimentam ou estão em dor, podes olhar para ti e fazer estas experiências, para chegares a mais informação sobre as tuas doenças e posteriormente sobre como curar cada um dos 5 corpos de forma holística.

Podes ver que tudo o que é dor em cada corpo, te vai claramente causar uma doença, um desiquilíbrio nesse corpo.

E as doenças podem ter uma causa e normalmente tudo começa pelos corpos arquetípicos, energéticos, emocionais e mentais.

O corpo físico é só um espelho do que não está em equilíbrio nos outros corpos e ele dá tantas mensagens…será que o ouvimos?

Ou quando ouvimos já temos a doença instalada? No fundo, quando o corpo físico tem a doença, já se esgotaram todas as formas possíveis de comunicação dos outros corpos com o corpo físico e ele só está a espelhar o que não está a funcionar nos outros.

 

 

1ª Experiência

 

– Para cada corpo diz como tu o estás a alimentar agora e sê bastante sincero(a) e específico(a) nisso.

Exemplo: Para o corpo físico podes dizer que comes todos os dias comida biológica ou X vezes por semana e que comes 80% do que o teu corpo te pede, que fazes jejum intermitente, que fazes X minutos de exercício físico por semana, que bebes X litros de água por dia, etc… Faz o mesmo para cada corpo.

 

2ª Experiência

 

– Para cada corpo diz como estás em dor e sê também específico(a).

Ex: Eu evito sentir e por isso trabalho o dia todo, ou arranjo ocupações a toda a hora,  para não ter que sentir as emoções que quero evitar sentir.

 

3ª Experiência

– Para cada corpo compromete-te a alimentá-lo como ele precisa e de forma a se curar.

Podes começar por escolher 1 ou 2 alimentos de cada corpo e no mínimo 21 dias estares comprometido(a) em o alimentar dessa nova forma, para que possas ver as diferenças em ti e na tua saúde.

 

 

  Corpo Físico Corpo Intelectual Corpo Emocional Corpo Energético Corpo Arquetípico
Como estou a alimentar agora este corpo? Como sem pensar para que serve a comida; Bebo pouca água; Só faço exercício físico ao fim de semana e não é regular; Como vegetais 1 ou 2 vezes por semana; Como fritos e como pão de trigo todos os dias com manteiga e queijo de vaca… Estou a ler o livro Pai Rico, Pai Pobre e está a ser super interessante, e estou a aprender imenso;

Consegui esta semana resolver um problema no trabalho que mais ninguém conseguiu;

Acabei de ver a série Casa de Papel e adorei as conversas que tive sobre a série com os meus amigos.

Expresso o que sinto só com uma grande amiga e mais ninguém;

No trabalho gosto quando apreciam o meu trabalho e retribuo aos meus colegas quando fazem um bom trabalho, com um elogio sincero.

Medito só quando vou a algum retiro, não tenho alimentado este corpo. Quando vou de férias gosto de ficar a contemplar o som do mar. Não sei o que é, não estou a alimentar agora.
Que dores tenho neste corpo? Tenho gordura a mais na barriga, tenho hipotiroidismo, e dores de cabeça frequentes Perco as chaves do carro e de casa frequentemente, a minha memória já não é o que era, não me lembro de coisas que fiz ontem e gostava de ir fazer um novo curso e desisti, porque penso que não vou ser capaz de assimilar a matéria. Estou a sair de uma depressão, tenho dificuldades em expressar a minha tristeza e ando sempre zangada com todos. Comecei a meditação mindfulness há umas semanas, por indicação da minha coach e adoro ir passear na natureza, sentar-me junto às árvores e respirar aquela paz. Iniciei há 1 mês a minha reconexão com o meu propósito de vida e sei que há muito para fazer ainda.
Como vou alimentar a partir de agora este corpo? Escolho fazer yoga 2 vezes por semana e estou já inscrita para começar para a semana; Vou deixar de comer carne e fritos e comprei já novas comidas biológicas para este mês e fiz a ementa semanal onde só vou comer vegetariano. Já comprei o livro Heal your Luminous Energy Field e comecei a ler e estou a adorar;

Vou fazer exercícios para o cérebro, para ajudar a recuperar a memória, pelo menos 2X semana, entre as 8h30 e as 9h.

Vou continuar a minha terapia e fazer processos de cura emocional. Vou inscrever-me num dos Expand The Box em Portugal ainda este ano. Todos os dias vou fazer no mínimo 10 min de meditação logo de manhã, ideal 30 min. Pelo menos 2 vezes por semana vou fazer uma caminhada na praia ou na floresta, perto de casa. Vou criar a rede de conexões para iniciar um projeto novo com mulheres que querem ser mães, mas numa nova cultura.

Vou ligar a duas amigas minhas que têm no LinkedIn uma amizade com alguém que quero muito conhecer para este projeto.

 

 

*Este é um exemplo de uma cliente que aceitou partilhar aqui um breve extrato do seu mapa com as 3 experiências.

Como dizia Hipócrates

“Antes de curar alguém pergunta-lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer”

Quando acabares as tuas experiências vais ter mais clareza sobre qual dos 5 corpos precisas de curar e como o podes fazer de forma holística, para que finalmente o teu corpo físico também se cure.

E estas experiências são já um teste para ti, para saberes se queres mesmo iniciar o teu processo de cura.

Se tiveres alguma questão sobre este artigo ou como podes fazer estas experiências de cura, fala comigo. Vamos trabalhar e curar os 5 corpos de uma forma holística 🙂

Vou ter todo o gosto em te acompanhar nesta jornada de cura, transformação e evolução.

 

Queres começar agora?

 

 

Estou aqui para ti

 

Paula Ribeiro – Fundadora e Coach na WeCareOn

Se queres ler este artigo em inglês, vê aqui.