Estamos todos de volta a casa de novo confinados. Para alguns de nós é apenas uma continuação. De volta ao teletrabalho, às antigas rotinas de trabalho.

A casa passou a ser o nosso local de trabalho, ginásio, momento de brincadeira com os filhos, o nosso refúgio. Antes a casa era vista apenas como um dormitório e, passávamos a maior parte do tempo fora de casa. Atualmente não.

A casa, faz parte das nossas rotinas diárias e ansiamos todo o dia pelo momento do passeio higiénico ou sair um pouco de casa, das quatro paredes que neste momento quase nos sufocam.

As velhas rotinas voltaram: levantar sentar em frente do computador, sem tempo para mais nada. O trabalho passou a ser o centro do nosso mundo. As crianças sempre a nossa volta, realizar telefonemas, reuniões o dia inteiro, nem temos tempo para a pausa do café. E o trabalho multiplicou-se.

 

Como lidar com um trabalho que não suporta?

 

Pensa que é o único? Estudos mostram que até 70% das pessoas não gostam dos seus empregos. Esse assunto tira o sono a muita gente, existem centenas de pessoas na sua situação e que fazem todos os dias um esforço enorme para se levantar da cama, e realizar um trabalho com o qual não se identificam. O único propósito é ter um ordenado para pagar as contas, que se acumulam no final de cada mês. O pior dia da semana é a segunda feira e o melhor é a sexta.

A concretização profissional é um aspeto fundamental da nossa vida, quando se está numa empresa há demasiado tempo, já passou por todos os setores e não existe possibilidade de progredir na carreira, pode ser o momento de procurar novos desafios.

Sabe quantas horas gasta no seu trabalho? 90 mil horas. E quando fazemos algo que não gostamos, estas horas parece que triplicam.

 

Todos tentamos aguentar um trabalho que detestamos, muitas vezes porque queremos sair apenas quando tivermos uma perspetiva de trabalho, para não sermos mais um na fila do desemprego, que atualmente totaliza 424.359 pessoas.

 

Será que isso compensa a nossa saúde mental?

 

Antes de começar a pensar em sair do seu trabalho, vou falar de algumas estratégias que o podem ajudar a tornar o seu local de trabalho, um pouco mais agradável.

 

-Converse

Fale com colegas sobre como se sente no seu trabalho. É sempre importante ter alguém, com quem possamos conversar e desabafar sobre o que achamos que não está bem. Todos nós precisamos de ter alguém com quem conversar e que possa servir de apoio moral.

 

-Respire

É muito fácil ficar tenso, quando se esta todo o dia sentado numa secretária a olhar para um computador e com tarefas rotineiras. Respire profundamente, ajudam a ativar a circulação sanguínea. a oxigenar o cérebro e ajuda a relaxar.

 

-Faça uma coisa de cada vez

Muitas das vezes no trabalho, fazemos várias tarefas ao mesmo tempo. Enquanto lemos um email estamos a atender uma chamada, isso pode correr bem ou menos bem. Podemos ler o email erradamente ou não estarmos concentrados na chamada que estamos a receber, apesar de acharmos que sim. Quando estiver a fazer alguma tarefa, faça só aquela tarefa e concentre-se para o fazer o melhor possível. Costuma-se dizer “Quando tentas fazer várias coisas ao mesmo tempo, não fazes nenhuma bem.”

 

-É mais forte do que imagina

Existem alturas em que pensamos “Eu não aguento mais isto.” “Isto está-se a tornar insuportável”. O facto de ter conseguido aguentar mais um dia torna a sua taxa de sucesso de 100%.

 

-Faça pausas

No teletrabalho não há pausas, os emails não param de chegar e o trabalho aumentou exponencialmente. Sinto falta daquela pausa de 10 minutos para o café.” Certo, a maior parte das vezes, os patrões pensam que por estar em casa, as pessoas têm mais tempo para trabalhar, mas não se esqueçam o dia de trabalho tem na mesma 8 horas diárias. E ao fim de uma hora existem quebras de produtividade, dai a importância de fazer 10 minutos de pausa, nem que seja para ir à cozinha buscar um café ou uma peça de fruta. Mexa-se, saia da cadeira. Pode não ser viável todos os dias, mas é algo que pode melhorar o seu dia e aumentar a sua produtividade.

 

-Não salte refeições

No teletrabalho, temos aquela tendência de nos levantar em cima da hora ou trabalhar na hora de almoço para “despachar” trabalho. Desengane-se! O nosso cérebro precisa de descansar e, o nosso corpo precisa de alimento para conseguirmos ser produtivos.

 

-Seja gentil

Deixe um post it com uma mensagem positiva para um colega seu ou escreva um email expressando a sua apreciação.

 

-Ria e Sorria

Tenha algo em cima da sua mesa que ajude a melhorar o seu humor. Uma fotografia com amigos, um post engraçado, fotografias ou vídeos de animais. Seja criativo, coloque um lápis na sua boca e sorria. Estudos mostram que ao fazê-lo, enviará uma mensagem ao seu cérebro que está feliz. Tudo o que possa melhorar o seu humor é bem-vindo.

Tenha uma atitude positiva no seu local de trabalho. Além de ser considerada uma pessoa positiva, tornará o seu dia-a-dia melhor.

 

-Gratidão

Escreva durante 21 dias coisas pelas quais se sente grato, isso aumentará a sua felicidade e produtividade.

 

-Não tente ser perfeito

O perfeccionismo leva a infelicidade no trabalho. A incapacidade de entregar algo que não esteja absolutamente perfeito, leva-nos a procrastinar, porque achamos que podemos sempre fazer melhor.  Não seja perfeito, seja o melhor que conseguir em cada momento.

 

-Valorize as suas vitórias

Coloque um caderno na sua secretária e escreva as suas vitórias, por muito insignificantes que lhe pareçam vão ajudar a manter-se motivado no seu trabalho.

 

-Aprenda o que puder

Embora seguindo todas estas estratégias continua a sentir-se insatisfeito com o seu trabalho, acontece. Mas, em vez de andar a lamentar-se, a chorar pelos cantos e sentir pena de si próprio, faça alguma coisa por si, aprenda o máximo que puder. Torne esse tempo o mais produtivo possível, porque essas ferramentas podem vir a ser uteis em empregos futuros.

 

Apesar de ter tentado reduzir o seu sentimento de ódio em relação ao trabalho, nada parece resultar, talvez esteja na hora de seguir em frente e procurar novos desafios.

 

O que fazer?

 

Pegue numa caneta e num papel e coloque os seguintes tópicos:

 

– Faça uma lista de tudo o que gosta e não gosta no seu trabalho

Esta lista deve incluir tudo o que é bom e menos bom no seu trabalho, desde o salário, ambiente de trabalho, evolução na carreira, benefícios a nível de saúde, satisfação pessoal e vocação.

 

– Auto-avalie-se

Qual o motivo de eu odiar o meu trabalho? Está relacionado com a empresa? São os colegas? O problema é mesmo o trabalho em si? As tarefas diárias e rotineiras? Os chefes que estão sempre a pressionar por melhores resultados?

No caso de o problema ser com os seus chefes, fale com eles, pode ser que haja uma forma de resolver o problema. Caso o seu trabalho lhe ofereça uma boa compensação e consegue suportar, tente aguentar. Não desista!

É fundamental compreender se são as tensões no trabalho ou, se é algo pessoal que o fazem não gostar do seu trabalho.  No caso das tensões “os arrufos” com os colegas, isso pode voltar a acontecer num trabalho futuro. No caso de ser algo pessoal, por não se sentir concretizado, por não gostar da área que trabalha, gostaria de fazer formação e não tem condições financeiras para tal, isso pode refletir-se no seu trabalho.

Pergunte-se “De que forma o seu emprego atual pode valorizar o seu currículo no futuro?” Se sim, de que forma, descreva em uma palavra como o pode fazer.

Seja honesto, consigo próprio, indique os motivos que te impedem de sair desse trabalho, seja o medo, insegurança, ausência de qualificações, receio de não ganhar suficiente ou puro simplesmente, preguiça de sair da sua zona de conforto e arriscar.

Faça uma autoavaliação. É o primeiro passo para ver a sua carreira pessoal e profissional com outros olhos.

 

– Pare de reclamar!

Compreendo que por vezes é o mais fácil, dizer mal e fazermo-nos de vítima, do que fazer algo para mudar. Mas lembre-se a sua vida profissional é responsabilidade sua e não dos seus chefes.

 

– Trabalhar faz parte da sua vida

Não deixe o trabalho dominar a sua vida. Estamos todos em teletrabalho ,ou a grande maioria de nós, e a nossa casa virou o nosso local de trabalho. Mas não podemos deixar de lado, a vida social, os nossos amigos e familiares. Toca lá a pegar no telefone ou fazer uma videochamada com a família ou com os amigos! Manter o contacto com amigos e familiares é fundamental para a nossa saúde mental.

 

– Mude de atitude

Muitas vezes uma mudança de visual, pode fazer a diferença quando vamos trabalhar, ao vestirmo-nos de uma forma diferente sentimo-nos mais confiantes para enfrentar o dia-a-dia. Coloque na sua mesa de trabalho, o retrato de uma pessoa importante para si (namorado(a), animal de estimação, pais, família), um poster com uma frase motivacional no ambiente de trabalho do seu computador, são pequenas dicas que podem ajudar a melhor o seu quotidiano.

 

– Foque-se no que é bom

As pessoas acreditam que aquilo em que são boas está relacionado com o curso que fizeram ou uma pós graduação, uma mais valia profissional, algo que podem colocar no currículo e que pode abrir portas para um futuro emprego.

Mas pode não ser:

Imagine que trabalha como administrativo numa grande empresa, mas que o que realmente o faz feliz é fazer bolos é quando oferece um bolo aos seus amigos só por diversão e é sempre um grande sucesso. Este pode ser o seu dom. O facto de utilizar os seus pontos fortes, ajuda a aumentar a sua motivação.

 

Ou o que faz realmente feliz é dedicar-se a formação, porque não começar a fazê-lo como hobbie, para mais tarde fazer disso carreira?

 

– Faça um plano

Se está dentro dos seus planos, mudar de carreira, faça-o. Mas, não nos vamos atirar de cabeça e chegar amanhã a empresa e entregar a carta de despedimento. Vamos planear antes:

          – Faça um fundo financeiro

Quantos meses consegue estar sem ganhar um salário? Que gastos terá de reduzir para aumentar o seu “kit de sobrevivência financeira”?

O fundo financeiro, será mais um “colchão financeiro” que lhe irá permitir estar sem trabalhar durante um tempo, enquanto investe numa nova carreira. Fale com familiares e amigos que trabalhem por conta própria e tenham a sua própria empresa para saber como anda o mercado na sua área.

 

       – Estabeleça um prazo para sair da empresa

Para tornar as coisas reais, estabeleça uma meta “sair da empresa daqui há um ano ou sair da empresa daqui há 6 meses.”, é muito importante ter uma meta de forma a tornar o seu objetivo real.

 

         – Enquanto estiver a trabalhar na empresa, não descuide o seu trabalho

“Olha esta agora, se quero sair vou-me mas é desleixar no trabalho, pode ser que me despeçam e assim começo a concretizar os meus sonhos mais cedo.”  Nem pensar, nunca se sabe o futuro e o mercado de trabalho é feito de contatos e o seu mau desempenho num trabalho pode prejudicá-lo no futuro. Seja profissional! Mesmo que esteja a pensar em sair, continue empenhado e faça o seu trabalho da melhor forma possível.  E quem lhe diz a si, que na empresa onde está não pode aparecer alguém com um negócio numa área que lhe interesse? Uma boa referência, vale mais que mil currículos.

 

– Comece a procurar

Antes de sair de um trabalho que odeia e cair de paraquedas no desemprego. A melhor coisa, a fazer é começar a procurar trabalho, atualize o seu curriculum vitae e o seu Linkedin. Existem sites com ofertas de empregos (ex: netempregos), que o podem ajudar nesta procura. Também pode optar pela candidatura espontânea, enviar currículos, para empresas onde estaria interessado em trabalhar, enviar cartas, vídeos.                     Na carta de apresentação, assinale os seus pontos fortes que o tornam mais competitivo e o destacam como profissional e coloque as suas expetativas em relação a um novo emprego. Atualmente, com o mundo digital, existem sempre foram inovadoras de enviar curriculum e, de nos destacarmos num universo de centenas de candidatos.

Para melhorar as suas hipóteses de ser escolhido por uma futura empresa, aposte na formação, invista em si. Faça cursos, desenvolva competências novas, que podem ser na sua área de formação ou noutra área que tenha interesse, ative o seu networking, quanto maior for a sua rede de contactos, melhora a probabilidade de arranjar um trabalho rapidamente.

É muito importante definir objetivos realistas, para não se desmotivar, nem desanimar nesta nova etapa, anote quanto tempo vai dedicar a esta tarefa diariamente, quantas ofertas de emprego, quantas entrevistas pretende alcançar.

Faça uma procura ativa de emprego, não desista! Apesar de haver dias, em que lhe apetece sentar-se no sofá e descansar, procure trabalho. O esforço e o sacrifício acabam sempre por compensar.

Todos os dias, faça algo para melhorar o seu futuro. O importante é fazer algo de positivo para melhorar a sua vida profissional.

 

– Saia com elegância

Quando for para sair do seu trabalho, saia da melhor maneira possível, sem conflitos. Nunca se sabe as voltas que a vida dá?

 

– Acredite em si

O seu desejo é mudar de emprego? Força, vá em frente, vai precisar de muita garra e acreditar que vai conseguir. O sorriso e um ótimo trabalho é o melhor cartão de visita para chegar onde mais ambiciona.

 

Em conclusão, o fundamental é pensar no que é mais importante, para a sua saúde mental aguentar um trabalho que odeia ou, dar uma nova oportunidade a si próprio e procurar novos desafios.

 

 

Bárbara Cerqueira –  Psicóloga Clínica @ WeCareOn