A ansiedade é um dos males do século. Dizem que a depressão é um mal eminente na vida de muitas pessoas nos tempos em que vivemos, mas será que ela pode vir acompanhada de outros aditivos? Com toda certeza que sim, e um desses é a ansiedade, que está presente na vida de muitas pessoas. No entanto podemos prevenir sintomas de ansiedade.

 

Pesquisa sobre Ansiedade

Fiz uma breve pesquisa em uma das minhas redes sociais perguntando o que é ansiedade, e para minha surpresa várias pessoas deixaram suas contribuições explicando o que é, os sintomas e os motivos que os fazem se sentir assim (para alguns que conseguiram identificar). Foram várias as explicações; desde medo a dor no coração, fome e desespero, angústia, ausência de sono, pensamentos perturbadores, taquicardia e até mesmo convulsões geradas por ansiedade, entre outros sintomas.

Esses relatos me mostraram que a ansiedade pode sim se manifestar de várias maneiras e níveis na vida de uma pessoa, alguns casos pode deixar a pessoa  completamente incapaz diante de uma forte crise e outras podem conviver com este mal sem ao menos perceber o que, como e quando  isso o afeta. No entanto, apesar de diferentes respostas sobre o mesmo problema quase todos foram assertivos ao responderem os motivos que os deixavam assim, e a resposta quase que unânime diz que a ansiedade é proveniente de algo que esta relacionada ao futuro a eventos que nem mesmo aconteceram e talvez não vão acontecer ou que eles mesmos desconhecem. Teve até quem respondeu que a ansiedade já faz parte do dia a dia dele e que talvez nem se enxergue sendo diferente disso.

 

Porque as pessoas asseiam por algo?

Enfim… Tudo isso me fez pensar nos motivos que levam as pessoas ansiarem por algo. De sempre terem a necessidade de respostas imediatas e formas contundentes que precisam se materializar, mesmo que isso não seja garantia alguma de qualquer coisa, mesmo que absolutamente nada do que é ansiado aconteça, ou seja, a ansiedade por si só é um tipo de sofrimento gratuito, pois existem eventos nas nossas vidas que não podemos controlar, por exemplo: Eu não posso ficar ansiosa em sair de casa e pensar se vai chover ou não porque este evento não esta no meu controle. O máximo que posso fazer se ficar na dúvida é levar um guarda-chuvas, caso chova.

Somos seres que na sua maioria foi criado para se apegar em algo ou alguém. O mundo com suas diversidades de informações atuais em velocidades recordes traduzem em nós grandes e imediatos desejos, pois o mundo e a sociedade nos cobra isso. Por vezes somos convidados a realizar grandes projetos, grandes sonhos, grandes empreendimentos e nem ao menos avaliamos se este é mesmo o nosso desejo.

Vivemos a mercê do que  vemos nos jornais, nas revistas, na internet, locais que costumamos frequentar, pessoas tóxicas e abusivas que deixamos participar de nossas vidas, etc… e vamos criando a nossa “necessidade” em cima daquilo que notavelmente está instituído para nós através de vários ambientes e pessoas. É como se precisássemos corresponder a uma expectativa alheia, como se precisássemos dar satisfação de quem somos, do que estamos nos tornando e do que estamos conquistando. Desde crianças somos ensinados assim, mas a boa notícia é que isso não quer dizer que seja o fim e a sua vida será esta para sempre e ponto. Tudo é passivo de mudanças!

 

Como prevenir sintomas de ansiedade?

Percebo que o apego às “coisas” ou a sensação que a possível “coisa” nos traz é que nos faz sentirmos ansiosos por este algo, pois já pensamos nas recompensas ou punições que teremos caso a “coisa” se manifeste ou não. Tudo o que damos e o quanto damos foco é exatamente aquilo que teremos – fato – e são em momentos assim que a ansiedade traz grandes e severas consequências na vida de muitos. É claro que existem casos crónicos de ansiedade onde a intervenção medicamentosa e terapêutica são sim necessárias, não generalizo as particularidades de cada um, no entanto,  existem métodos alternativos que podem ser eficazes para reduzir ou até mesmo prevenir sintomas de ansiedade.

 

Prevenir sintomas de Ansiedade

Seguem 4 dicas:

 

  • Por mais desafiador que seja, evite ser dominado por noticiários sem ao menos saber a procedência dos fatos. É possível escolher o que se vê e escuta e sabendo selecionar bem tudo isso, você estará respeitando seu ser dizendo exatamente o que você deixa ou não entrar na sua mente e na sua vida, faça isso principalmente antes de dormir. Selecione filmes que não vão perturbar a sua mente, tenha seu travesseiro e sua cama como um local sagrado e de repouso.

 

  • Exercite-se. Praticar exercícios físicos libera uma série de substâncias importantes que ajudam a controlar o humor e a descarregar a tensão. Pessoas ansiosas precisam liberar alguma coisa.

 

  • Medite! A meditação ajuda na concentração, ajuda a reproduzir paz interior. Aquieta o coração e a alma e ainda ajuda a ter auto-conhecimento.

 

  • Evite pessoas tóxicas ou pelo menos gerencie o tempo em que você passa com elas. Pessoas tóxicas são aquelas que nunca têm nada de bom para acrescentar na sua vida e muito menos na dela. Pessoas desse tipo geram tensão e acabam por fazer acumular ainda mais desgaste emocional. Simplifique a vida, tenha por perto pessoas que edificam e que tenham amor para compartilhar.

 

 

Bom, quero ressaltar que essas são apenas dicas que podem remediar ou aliviar um processo de dor na vida de uma pessoa, mas nada do que está escrito acima substituí a ação de um profissional da área da saúde caso existam situações completamente adversas que realmente necessite de outros tipos de intervenção.

 

Faça ainda o nosso Teste de Ansiedade para saber como se sente.

 

Veja Também o nosso artigo de Ansiedade

 

 

 

 

Espero ter ajudado, contribuído e esclarecido de alguma forma.

 

Aline Alves – Coach WeCareOn