Hoje em dia já é mais comum as pessoas olharem para os sintomas físicos das suas doenças e saberem que para além desses sintomas, existe uma causa que as levou a ficar nesse estado.

Hoje vou falar-vos do que é estar saudável, e escolher ser saudável e para isso é preciso olhar para algo mais que o nosso corpo físico.

Algumas das coisas que vou aqui escrever são retiradas de livros de autores mundialmente conhecidos na área do desenvolvimento pessoal, como Louise Hay, Lise Bourbeau, Mike George e Caroline Myss.

 

No livro ‘’o teu corpo diz Ama-te’’, de Lise Bourbeau, podemos conhecer a origem mental e emocional de muitas doenças, é quase um dicionário, onde podemos conhecer o mal estar físico, a causa mental e a causa emocional que levou a que essa doença se manifestasse no corpo.

 

Segundo a autora, quando o corpo nos adverte de um mal-estar ou de uma doença, quer ajudar-nos a tomar consciência de uma maneira de pensar que não é benéfica para nós. Esta, embora inconsciente, prejudica o nosso SER e quando o mal-estar surge é para nos dizer que já é tempo de mudar essa maneira de pensar ou essa crença não benéfica. Diz-nos que atingimos os nossos limites físico, emocional e mental.

 

Vou assim partilhar convosco, ao longo dos próximos meses, o que pode ser a causa de muitas doenças físicas.

Ao fazê-lo, vou escolher todas as doenças/sintomas de mal estar que já eu própria já tive no meu corpo, para poder partilhar convosco o que estes livros me ensinaram sobre mim e como eu posso, agora, escolher SER saudável.

 

Começo por falar de um sintoma que talvez muitos de vós já experienciaram, eu inclusivé:

 

 

Constipação

 

 

Bloqueio Emocional

A constipação produz-se muitas vezes quando existe um excesso a nível mental e a pessoa já não sabe o que fazer. Preocupa-se em demasia com pormenores que não são importantes. Tem dificuldade em saber por onde começar. Isso fá-la viver com raiva, pois desejaria que tudo fosse feito antes de começar. A sua confusão mental impede-a de sentir as suas necessidades e de saborear o momento presente. Também acontece haver uma situação ou uma pessoa que não pode tolerar naquele momento. A constipação ajuda-a assim a que essa pessoa a deixe em paz com medo de também ficar constipada.

 

Bloqueio Mental

O maior bloqueio mental em relação à constipação vem de crenças populares que dizem que sempre que se apanha muito frio ou correntes de ar, se fica constipado. Quanto mais se acredita nesta crença mais vezes se fica constipado. Mesmo que uma pessoa não tenha consciência de possuir crenças, o que lhe acontece é aquilo em que acredita. Outra das crenças populares é que se apanha uma constipação de outra pessoa. Assim, se acreditares nisso, vais ficar constipado quando estás junto de alguém que esteja com esse sintoma. É assim importante não te deixares influenciar por estas crenças. No entanto, como todas as doenças têm a sua utilidade, o facto de te deixares influenciar por uma crença popular demonstra que és facilmente influenciável na vida e por isso toma atenção. Se o teu sistema imunológico estiver bem, então as constipações dos outros e o frio não irão afectar-te.

 

Como no bloqueio emocional, o que se está a passar contigo é excesso a nível mental, então o que podes aprender com a constipação é que não te deves preocupar tanto por tudo e por nada. Deixa ir, desiste dessas preocupações e faz só aquilo que é o teu foco e que te dá prazer.

Além disso, ao acusares uma situação ou pessoa do que vives também não é solução, pois se não podes tolerar essa pessoa ou situação, afastas-te tu próprio ao ficar constipado, para melhor discernir as tuas prioridades. Foca-te nas tuas necessidades e deixa fluir, a constipação desaparecerá rapidamente.

 

Depois de leres o bloqueio emocional e mental associado aos problemas de constipação, identificas-te? Com tudo ou só com algumas partes? Ou afinal nada disto é verdadeiro para ti?

 

 

Da próxima vez que começares a sentir algo parecido, e antes de ficares constipado, vê o que podes mudar nos teus pensamentos e acções, bem como nas tuas emoções, para evitar essa constipação. Comigo tem funcionado 🙂

No próximo artigo vou falar sobre diarreias.

 

Se quiseres saber mais sobre estes temas, podes falar comigo na WeCareOn.

 

Até breve,

 

Paula Ribeiro – Master Coach @WeCareOn