Hoje em dia já é mais comum as pessoas olharem para os sintomas físicos das suas doenças e saberem que para além desses sintomas, existe uma causa que as levou a ficar nesse estado.
Há uma causa emocional e mental para as doenças que conhecemos. Estas doenças/mal-estar que se manifesta no nosso corpo físico servem para nos alertar que algo está errado na forma como gerimos as nossas emoções e como deixamos que os pensamentos negativos tomem conta de nós.
No artigo anterior falei da constipação. Hoje vou falar da diarreia.
Diarreia
Bloqueio Emocional
Como no plano físico, a diarreia representa o facto de rejeitar os alimentos, antes de o corpo poder assimilar aquilo que precisa. A pessoa afectada faz a mesma coisa, mas nos planos emocional e mental, a pessoa rejeita rapidamente o que pode ser bom para ela. Acha que aquilo que lhe acontece é difícil de assimilar. Não vê utilidade nisso. Priva-se assim de gozar a vida plenamente, o que provoca falta de reconhecimento.
Esta pessoa vive mais frequentemente a rejeição e a culpabilidade do que o reconhecimento. A rejeição vivida por esta pessoa está mais ligada ao mundo do ter e do fazer do que ao do ser. Tem medo de não ter alguma coisa ou de não fazer o bastante, de fazer mal ou em demasia. A sua sensibilidade emotiva está em desordem. Tende, então, a rejeitar rapidamente uma situação, quando confrontada com os seus medos, em vez de a viver e experienciar o momento.
Bloqueio Mental
Sofrer de diarreia ajuda-te a tomar consciência de que não te estimas bastante e que julgas não merecer o que é bom para ti.
Se não podes alimentar-te de bons pensamentos, é dificil esperar que os outros o façam. Podes vir a esperar muito tempo que isso aconteça! Recorda-te ainda que o que vem dos outros é temporário.
Vê este exemplo para melhor ilustrar este processo.
Cada vez que ia fazer exames orais na universidade, sentia medo de não ser bastante boa e de ser rejeitada e então antes de entrar na sala dos exames, ia sempre à WC com diarreia.
O meu corpo dizia-me para me considerar boa, sem no entanto, me tomar por outra pessoaa. Eu tinha o direito de me achar boa. Na altura, achava que se me julgasse boa, não iria tentar melhorar, o que é falso. Nunca deixei de procurar ser melhor, de me desenvolver e nunca deixarei de o fazer, pois todos os dias há algo a melhorar em cada um de nós. A vida é feita de aprendizagens todos os dias.
Depois de leres o bloqueio emocional e mental associado aos problemas de diarreia, identificas-te? Com tudo ou só com algumas partes? Ou afinal nada disto é verdadeiro para ti?
Da próxima vez que começares a sentir algo parecido, e antes de ficares com diarreia, vê o que podes mudar nos teus pensamentos e acções, bem como nas tuas emoções, para evitar este sintoma. Comigo tem funcionado 🙂
Deixo-te ainda com um novo padrão de pensamento, para ires dizendo a ti próprio(a) todos os dias:
A minha ingestão, assimilação e eliminação encontram-se num estado perfeito.
Estou em paz com a minha vida.
Se quiseres saber mais sobre estes temas, podes falar comigo na WeCareOn ( coaching de saúde).
Até breve,
Paula Ribeiro – Master Coach @WeCareOn