Tolerância. O dicionário de língua portuguesa diz-nos que significa:

ato ou efeito de tolerar; ato de admitir sem reação agressiva ou defensiva; atitude que consiste em deixar aos outros a liberdade de exprimirem opiniões divergentes e de atuarem em conformidade com tais opiniões; aceitação; disposição ou tendência para perdoar erros ou falhas; condescendência, indulgência; autorização, permissão ou licença.

 

Há quem fale no termo tolerância como sinónimo de paciência. Não significando, contudo, que se tolerem injustiças sociais ou prejuízos aos direitos universais do ser humano. No fundo, a tolerância assume-se como a harmonia na diferença.

 

 

O que significa Ser Tolerante?

 

Neste sentido, ser tolerante implica aceitar que todo o indivíduo tem a livre escolha das suas convicções.  E que o outro tem o direito de desfrutar da mesma liberdade.

 

Mas, é certo que, ultimamente, temos assistido a uma intensificação atual da intolerância social. Violência e terrorismo, bem como atos de intimidação contra pessoas que exercem a sua liberdade de opinião e de expressão.

 

Hoje, confunde-se dar opinião com impor a opinião de forma fundamentalista, anulando-se todos os pontos de vista diferentes.

 

Com o avanço galopante da tecnologia e a expansão das redes sociais, tornou-se fácil e instantâneo dar a opinião sobre um determinado assunto. E é aqui que se intensificam cada vez mais os pontos de vista. Passaram a ser frequentes os apedrejamentos verbais (virtuais ou não), como sendo sinónimo de perceber muito de um determinado assunto.

 

Os meios de comunicação têm um papel fundamental e não podemos negar o peso do sensacionalismo, que tem tido um crescimento exponencial.

 

Nem por acaso, enquanto escrevia este artigo, numa esplanada de um café, fui inspirada enquanto ouvia um grupo de adolescentes a relatar acontecimentos da noite anterior. Em que um deles se envolveu num confronto físico, lembrando-se vagamente do sucedido.

 

O indivíduo em questão, mostrava alguma culpabilização e arrependimento. Contudo, perante este remorso, os seus amigos apoiaram-no imediatamente na estratégia que adotou para gerir o conflito.

 

Este tipo de aceitação grupal terá provavelmente impacto na forma como os conflitos serão resolvidos posteriormente pelos quatro indivíduos que estavam presentes naquela mesa de esplanada.

 

Ao contrário do que se pensa, é de facto comum grande parte das pessoas arrepender-se das suas atitudes impulsivas face a determinadas adversidades da vida. No entanto, se pensarmos que a intolerância na sociedade impede a paz e favorece a guerra, percebemos que é urgente promover a tolerância na sociedade.

 

 

 

Como Ser Tolerante?

 

Existem várias formas de promover a tolerância e de ser tolerante. A melhor forma de a treinar consiste em pensar antes de desenvolver qualquer atitude impulsiva.

 

Exercitar a tolerância permite-nos ver as situações numa outra perspetiva. Evitando que nos precipitemos diante de situações de forma irrefletida. Há que desenvolver a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Procurando assim compreender e aceitar as diferenças em relação ao outro.

 

A educação é o meio mais eficaz para promover a tolerância, e que nos permite adquirir competências de gestão de conflitos, no sentido de sermos capazes de os prevenir ou de os resolver por meios não violentos.

 

Nas relações familiares e interpessoais reside a oportunidade de crescimento da nossa personalidade. Sendo necessário estimular a inteligência emocional desde cedo.

 

Respeitar o espaço do outro, aceitar a diferença de ideias de cada um e utilizar a inteligência emocional a favor da comunicação, são formas de aplicar a tolerância no nosso dia-a-dia.

 

 

Importância da Tolerância

 

Ser tolerante traz inúmeras vantagens, a curto e a longo prazo. Algumas delas estão relacionadas com o aperfeiçoamento na expressão das suas ideias, ao apresentá-las a alguém que nem sempre pensa da mesma forma.

 

A tolerância está também associada a um maior respeito, uma das virtudes que nos torna melhores pessoas. Por último, mas não menos importante, ao tolerarmos mais os erros, numa atitude de aprendizagem constante, nossa e do outro, vivemos mais tranquilos e otimistas, o que se traduz em mais saúde mental e física!

 

Tolerar a diferença como a base da diversidade é um passo para a felicidade.

 

Aceitar que todos somos diferentes e compreender que estamos continuamente em aprendizagem. Pela nossa e pelas próximas gerações, é um trabalho que pode começar em si. Hoje e agora.

 

 

 

“Tolerância é dar aos outros seres humanos todos os direitos que você exige para si mesmo”.

 

 

Veja ainda o nosso artigo de Resiliência:

 

 

Por Cristina Reis – Psicóloga @ WeCareOn