Como cuidar da mente – 5 dicas para ser saudável

 

Começo este artigo por vos desejar um excelente ano.

Imagino que nestas primeiras semanas já tenha lido imensos artigos/posts a falar das resoluções de ano novo, como conseguir que seja este o ano em que vai mudar e conseguir mesmo atingir o que pretende… Para si já está algo diferente ou afinal já passaram X dias e parece que tudo continua na mesma?…

 

Calma, respire bem fundo…neste artigo não vai encontrar as dicas miraculosas para encontrar a sua felicidade, para ter o corpo que quer e para descansar a sua mente, eliminar esses pensamentos ‘’chatos’’ e estar em paz.

Não!!! Não é com este artigo que vai conseguir isso…porque para o fazer, não basta ler as dicas e já está tudo feito…há que agir e encontrar a melhor resposta para o seu caso. E já sabe, essas respostas estão já dentro de si…aqui vou só escrever umas palavras simples e directas, para que realmente comece a encontrar as suas respostas para ter o corpo e mente saudáveis que quer!

Sim, porque estas são só umas dicas, algumas podem não ser aplicáveis a si, …eu acredito que cada um faz as escolhas mais indicadas para si mesmo e o que pode funcionar para mim, pode não funcionar para si.

 

Então, escolha e experimente só o que lhe parecer confortável…e veja como se dá com estas técnicas…depois venha ler outras e experimente outras…

Experimentar e testar faz parte da vida…e claro, aprender com isso.

 

Vamos começar pela mente, pois é aí, na mente inconsciente que tudo se transforma e onde pode realmente mudar e encontrar as respostas.

Como cuidar da mente?

E para encontrar as respostas de como ter uma mente saudável, precisa de fazer perguntas, muitas perguntas, as perguntas certas para encontrar a resposta que realmente é a sua resposta e que vai fazer com que esteja realmente comprometido(a) em fazer acontecer o que descobriu.

E para falar com ou ouvir a sua mente, qual é para si a melhor hora do dia ou da semana?

Para mim funciona logo pela manhã, bem cedo, quando ainda se dorme e há silêncio em casa e na rua…e para si? Qual é a sua melhor hora, para estar em paz e sossego?

 

Para estar em contacto consigo mesmo, sugiro MEDITAÇÃO.

 

Meditação

Há diversas formas de meditação e hoje em dia basta pesquisar na internet e encontra vários audios e videos a explicar o que é e ainda várias práticas.  Pode começar com uma meditação guiada e depois com prática fazer sozinho(a). O tempo que dedica a esta prática também pode ir aumentando, assim que já esteja mais habituado(a).

Para quem acha que tem pouco tempo, pode usar a app One-Moment Meditation, por exemplo.

Assim, pode fazer meditação só um minuto e fazer várias vezes ao dia…

Se a meditação ainda não é para si neste momento, pode encontrar ao longo do dia momentos só para si, mesmo que seja uns breves minutos de relaxamento e contacto consigo. Inspirar e expirar já o faz sem se dar conta…foque a sua atenção por uns breves minutos na respiração e deixe ir todas as emoções/pensamentos que estiverem a incomodar na altura. Os pensamentos e as emoções vão e vêm, tudo passa.

Uma pessoa emocionalmente inteligente  tem a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

 

A meditação ajuda a tornar-se uma pessoa mais inteligente do ponto de vista emocional.

Segundo Daniel Goleman, a autoconsciência é um dos principais componentes da inteligência emocional. A autoconsciência é a capacidade de reconhecer os humores, emoções e sentimentos.

A empatia é outro dos principais elementos relacionados por Goleman em relação à inteligência emocional. A empatia envolve a capacidade de compreender as emoções dos outros.

A autorregulação é absolutamente fundamental para a inteligência emocional. Compreender as suas emoções é uma grande característica das pessoas emocionalmente inteligentes, mas não é especialmente útil se você não souber como fazer uso desse conhecimento. Portanto, as pessoas emocionalmente inteligentes pensam sobre os seus sentimentos antes de agirem. Essas pessoas estão em sintonia com o que elas sentem, mas não deixam que as suas emoções governem as suas vidas. Pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de ver uma situação e identificar corretamente a verdadeira fonte de seus sentimentos. A princípio isso pode parecer uma tarefa fácil, mas na realidade não é, porque a vida emocional é muitas vezes complicada. Localizar a fonte exata de sentimentos pode ser particularmente difícil em casos que envolvam emoções fortes, como nos casos de amor ou de raiva.

 

Assim, para ter uma mente saudável, a 1ª dica é:

Pratique meditação e melhore a sua inteligência emocional.

 

O nosso cérebro precisa de se ginasticar, tal como o corpo e deixo-vos a 2ª dica de hoje:

 

Leitura

Ler livros ou fazer jogos que exercitem o cérebro é fundamental para uma mente saudável.

Escolha os livros que lhe dão mais prazer ler ou temas que goste de aprender e escolha os horários em que pode dedicar o seu tempo a esta actividade. Algumas pessoas leem antes de dormir pois para muitos ajuda a relaxar e outras andam sempre com um livro atrás, para poder ler quando lhes apetece ou para optimizar tempos mais parados, como seja a deslocação para o trabalho em transportes públicos, por exemplo. Para si, o que pode funcionar melhor? Como estamos no inicio de ano, faça uma lista de livros que gostava de ler este ano, compre ou peça emprestado livros fisicos ou use as novas tecnologias e comece as suas leituras…

images

 

Comunicação

Expresse sempre os seus sentimentos, diga ao outro o que está a sentir quando ele lhe diz/faz algo que não gosta. E faça-o logo a seguir ao evento…pois se ficar a ”ruminar” sobre o que aconteceu, vai desgastar-se e quando analisar novamente os acontecimentos, já não são exactamente como foram, pois já são uma memória.

Em vez de dizer ”tu fazes-me sentir X e por isso és Y”, pois isso está a colocar a culpa no outro e a rotular a pessoa e não um determinado comportamento ou evento… experimente dizer desta forma: ”eu sinto-me X quando isto acontece ou quando disseste isto”. A minha necessidade é Y, qual era a tua no momento? Será que era Z que estavas a precisar naquele momento? Posso pedir-te W? A comunicação não violenta é muito eficaz nos relacionamentos e em ajudar a manter a mente calma e serena, pois estamos em real conexão com o outro, falando do coração.

 

Afirmações Positivas

Eu sou grande fã da Louise Hay, a grande motivadora dos pensamentos e afirmações positivas.

Ela é conhecida como uma das maiores difusoras do conceito de autoajuda. É uma das autoras mais vendidas da história no mercado editorial em todo o mundo. Nos seus livros, ela sugere que as doenças físicas geralmente são psicossomáticas.

O que sugiro hoje é que analise quantas vezes se trata mal a si mesmo durante o dia.

Conte as vezes que diz ”que estupido que fui”, ”ai que burro”, ”não sei fazer isto”, ”não sou capaz”, ”não gosta de mim”, ”não sou suficientemente bom”, etc…

Muitas vezes nem nos apercebemos da quantidade de vezes que falamos mal de nós mesmos, em que não nos nutrimos como deveria ser.

Para cuidarmos de nós e estarmos em bem-estar é fundamental haver mudanças e para mudar é necessário acreditar em nós e as afirmações positivas todos os dias têm muito impacto na saúde mental de cada pessoa.

As afirmações precisam de ser pessoais, começando por EU…, têm que ser positivas, no presente e emotivas. Devem fazer referência ao resultado final que se deseja viver.

Alguns exemplos de afirmações:

– Aceito-me e aprovo-me como sou agora

– Eu mereço amor

– Cada célula do meu corpo está cheia de energia e com saúde

– Tudo está bem no meu mundo

– Eu mereço tudo o que há de bom na vida

 

Escolha as frases certas para si, aquelas que fazem mais sentido em cada dia, para que tenha o dia que deseja e para que os seus sonhos se venham a concretizar.

Escreva as frases que são mais adequadas para si em cada momento, diga-as em frente ao espelho, visualize-se e sinta essas frases com as emoções que lhe traz ( alegria, felicidade, satisfação, etc).

E pratique, pratique, até acreditar mesmo nas frases e elas se tornarem a sua realidade, ou seja, os seus obcetivos foram mesmo atingidos.

 

Gratidão

E por fim, é claro que tinha que falar da gratidão, pois sem ela a nossa vida não faz sentido e vivemos constantemente amargurados e a pedir por mais, insatisfeitos com o que temos e com o que somos.

A prática da gratidão é um exercício que peço a todos os meus clientes para fazerem.

Sugiro que pensem em 3 coisas positivas que aconteceram durante o dia e que escrevam num diário sobre elas. Quando nos deitamos num estado de gratidão, conseguimos dormir melhor, pois as emoções que temos nesse momento geram-nos felicidade.

Às vezes alguns clientes que estão a passar por momentos bastante desafiantes, dizem-me que não conseguem ter 3 coisas positivas para se lembrarem…e lembro-as eu de algumas:

– Ainda têm uma vida para viver

– Têm um corpo

– Têm uma cama/casa onde dormir

– Têm comida na mesa

– Têm-se a si mesmos

– E mais ?

 

Como disse no inicio do artigo, estas 5 dicas de como cuidar da mente podem ou não funcionar para si…Se gostar de experimentar coisas novas ou rever algumas que já esqueceu, aqui fica a sugestão e cuide de si…pois com uma mente tranquila, calma e em paz, tudo pode acontecer e o ano de 2017 vai ser o que quiser, agora!

 

Se quiser saber mais sobre estes temas, pode falar comigo na WeCareOn e visite a minha página.

 

Até breve,

Paula Ribeiro 

CEO & Master Coach @WeCareOn