Doutoramento em Valores

Recentemente estava a conversar com uma mãe, e fiquei absorvida pelas suas palavras. Com poucos estudos e posses financeiras, ela diziam-me que pode faltar muito aos seus filhos, mas no que depender dela, os seus filhos irão ser doutorados em Humildade, Respeito e Superação.

Mais adiante dizia-me ela, pois são esses os 3 grandes pilares para eles serem autónomos, confiantes e saberem enfrentar os obstáculos das suas vidas, mesmo quando estiverem sós e sem ninguém por perto para os ajudar.

 

Prosseguiu dizendo, que ao sermos humildes, olhamos os outros e para as suas diferenças e mais facilmente compreendemos, empatizamos, aceitamos e perdoamos os outros. Ao respeitarmos os outros, a nós próprios e ao exigirmos que nos respeitem, estamos a fazer o que é correto e estamos-nos a valorizar cada vez mais. Falou ainda que devemos-nos aceitar e não depender da aceitação dos outros. Falou que não devemos implorar por amor. Quem gostar de nós, gostará por inteiro, e que, é bem mais importante dedicarmos o nosso tempo e energia valorizando quem já gosta de nós, quem nos aceita e quem nos quer bem.

 

E finalmente, disse que ninguém nos prepara para superarmos as dificuldades, para responder com confiança e assertividade às dificuldade no dia-a-dia. E isso era um valor importante que tenta passar todos os dias aos seus filhos. Ao confidenciar uma situação de bullying na escola para com um dos seus filhos, relatou a dificuldade que teve em perceber que o seu filho estava a sofrer, assim como relatou a vontade imensa de ir à escola e pôr fim à situação.

Mas, calmamente conversou com o seu filho e colocaram todas as hipóteses em cima da mesa e chegaram à dificuldade basilar – Não ser aceite no grupo de amigos e o quanto isso implicava se submeter aos diversos abusos. E perante isso, quando àquela criança, esta mãe lhe explicou que nem sempre agradamos a todos e não há mal nisso. Nem sempre os outros são justos e isso é uma realidade que pode acontecer. Nem sempre os outros vão ver as nossas qualidades. Mas, que esta mãe, que ama e protege, conhece esta criança, melhor do que ninguém e lhe mostrou que na verdade ela é bonita, forte, bondosa, inteligente, brincalhona, meiga e merece mais. Merece ser amada! E se esse grupo não a ama, não há problema. O problema está em manter uma amizade com quem não merece. E assim, foi. Um belo dia. A resposta desta criança, foi “a minha mãe disse-me que eu era inteligente e eu não me acredito nisso que tu me dizes”. A partir daquele momento, tudo mudou. De dentro para fora. Hoje em dia é uma criança popular, que os colegas e amigos a respeitam, mesmo aqueles que outrora não o fizeram.

 

Perante isto, eu senti, o quanto agradeço ao universo por me colocar na minha vida pessoas com as quais me fazem, fora dos livros e das formações, relembrarem de valores tão básicos, que muitas das vezes nos esquecemos no dia-a-dia e em particular, nem sempre os praticamos com os nossos familiares, amigos e acima de tudo connosco próprios.

 

Vale a pena pensar nisto, não vale ? 🙂

 

Beijinhos e um dia cheio de valores importantes para todos nós.

 

Liliana Silva – Psicóloga e Coach na WeCareOn.