Vou começar uma sequência de exemplos práticos sobre os problemas que podem ocorrer quando os pais se divorciam:

Hoje apresento-lhe a história de uma mãe desesperada com o comportamento desafiador do filho após o ex-marido ter saído de casa.

Mãe: “desde que me divorciei do pai do D., adolescente, agora com 13 anos, este tem sido mais rebelde, difícil de controlar e desafiante. Não respeita as regras que lhe imponho, chega a casa às horas que quer, e quando está em casa passa todo o tempo sozinho no quarto.

Pessoas da vizinhança já me disseram que viram o D. a conviver com “más companhias” e a fumar. “

O que fazer?

Na adolescência é normal que os filhos se distanciem mais dos pais, e exijam mais privacidade e tempo a sós. Estão a criar a sua própria identidade, e precisam de espaço para isso. É importante que os pais respeitem este espaço, mas claro que tem de haver um respeito mútuo, e o afastamento nunca deve ser completo. Deve continuar a haver disponibilidade de ambas as partes para comunicação e tempo passado em conjunto.

No caso do D. parece passar-se mais alguma coisa, pois para além das suas exigências de autonomia normativas para a fase da adolescência, tem também comportamentos hostis para com a mãe. Uma hipótese poderá ser que o mau comportamento do D. é uma tentativa de chamar a atenção do seu pai (quem anteriormente impunha a disciplina na família), já que este agora tem estado mais ausente na vida do filho.

O nosso conselho para esta mãe é conversar com o seu ex-marido sobre este assunto, para que depois em conjunto pudessem (com calma) confrontar o D. com o seu comportamento. Apesar de separados, é importante mostrarem ao filho que ainda estão juntos enquanto pais.

 

Reconhece-se nesta história?

 

Fale com a nossa equipa de psicólogos para conversar sobre as suas opções.

 

Por Loes Nooren, psicóloga @ WeCareOn