Desde a infância, o ser humano vai forjando a sua personalidade, com toda a sua riqueza e complexidade, através das experiências positivas e negativas que vive no seu ambiente afectivo. Começa pelo círculo mais íntimo, a mãe, em seguida o pai, os irmãos e depois passa para o mais amplo, que inclui a família alargada, os amigos, os colegas, os professores entre outros. E é na construção destas relações que se vai construindo o seu auto-conceito e auto-estima.

Embora muitas vezes sejam utilizados enquanto sinónimos, existem diferenças entre estas duas terminologias, que acabam por ser indissociáveis.

O Auto-Conceito responde à pergunta “Quem sou eu?”, enquanto a auto-estima está relacionada com “Como é que me sinto em relação a mim mesmo?”

O Auto-Conceito diz respeito à percepção que o indivíduo tem de si próprio, baseando-se directamente nas suas experiências, na relação com os outros e nas atribuições que faz da sua própria conduta. É um aspecto fundamental na construção da personalidade, e começa a construir-se desde muito cedo (por volta dos 18meses), quando a criança se olha ao espelho e percebe que está a olhar para ela própria. É neste momento que se apercebe que possui uma existência separada das outras pessoas. Ao longo do seu desenvolvimento, e em graus diferentes de clareza, consoante a sua maturidade e experiências de vida, a criança vai-se apercebendo de diferentes características que a constituem. Por volta dos 4/5 anos de idade, as afirmações que a criança faz de si próprio são representações simples, independentes e de “tudo ou nada”. Por exemplo, nesta fase a criança não se consegue imaginar a ter duas emoções em simultâneo (“não pode ficar contente e ter medo”), porque ainda não se consegue descentrar e considerar diferentes aspectos de si próprio ao mesmo tempo.

Por fim, entre os 7 e os 8 anos de idade ela começa a integrar aspectos específicos do self num conceito mais geral, fazendo descrições acerca de si mais equilibradas (“Sou bom a jogar hóquei, mas mau em matemática”).

Em suma, este é um construto que se desenvolve na relação da criança com as outras pessoas significativas de sua vida, que atuam como espelhos a partir dos quais a criança pode perceber e formar a sua imagem sobre si mesma.

No próximo artigo, abordarei a auto-estima, bem como algumas estratégias que poderão ser utilizadas para que a criança crie uma imagem positiva e valorativa de si mesma.

Beatriz Abreu – Psicóloga @ WeCareOn