Não estou deprimido! É um expressão que costumamos ouvir bastante…

 

Pois, a depressão não escolhe idade, sexo, estatuto social e ou profissional. Afecta e continuará a afectar bastantes pessoas, independentemente da condição individual.

 

Sentir-se triste, abatido, em determinados momentos ou situações de vida, é normal e saudável. É algo que faz parte da vida do indivíduo em resposta a determinados acontecimentos. No entanto, quando essa tristeza permanece de um modo profundo e prolongado, influenciando vários aspectos, tais como a percepção que tem sobre si próprio, ou seja, quando se sente sem valor, sem importância, inútil, quando abandona as actividades que lhe davam prazer, e se sente cansado e sem energia, quando o seu sono sofre alterações e tudo ou quase tudo que está à sua volta se torna insuportável e sem importância, deve estar atento a estes sinais. Deve rejeitar aquele pensamento que muitas vezes surge, entre outros: “Não tenho tempo para estar deprimido!”

 

Assim, se é assim que se sente, não tenha vergonha, não se sinta inferior, não julgue que não tem tempo…. Procure ajuda, pois a depressão é uma doença comum que quando tratada correctamente tem um bom prognóstico.

 

 

Não estou deprimido! Ou será que estou?

Faça o nosso Teste de Depressão e descubra como se sente.

 

 

Veja ainda o nosso Guia Prático da Depressão, que contém tudo o que precisa de saber.

 

Veja o meu perfil em baixo, e se, estiver numa situação desafiante emocionalmente fale comigo.

Certamente poderei ajudar.

 

Obrigado,

Andrea Teixeira – psicóloga @ WeCareOn