Apesar de neste mês se celebrar o dia da Mulher, decidi inspirar-me no dia do pai e escrever sobre os pais e mães em geral, quer sejam heterossexuais quer sejam homossexuais.
Num momento crucial na nossa sociedade, assistimos à possibilidade de adopção de crianças por pais homossexuais e, não poderia deixar de louvar essa escolha. Pois independentemente do sexo do seu projenitor, o que uma criança precisa para crescer bem emocionalmente e até fisicamente é de amor!
Dar amor, é por isso estar presente na vida daquele ser humano que depende de nós e, a quem nós prometemos amar, cuidar, educar e orientar para uma vivência positiva.
Por isso, dou os meus parabéns a quem é pai/mãe adoptivos. Por lutarem, em processos por vezes longos e burocráticos para poderem exercer o seu amor incondicional. Louvo todos aqueles pais/mães, que ainda esperam por abraçar o seu filho ou sua filha, quer seja por aguardarem o fim de um processo legal, quer por estarem a iniciar toda essa caminhada. E saudo a todos os que procuram para seus filhos, crianças que têm dificuldades, quer físicas quer psicológicas, pois o exemplo de amor que nos transmitem, é de fato, um amor incondicional.
O desejo de ser pai ou mãe, não se limita pelas incapacidades naturais de conceber uma criança, por exemplo, como ocorre nos casos de infertilidade. Pais/mães que desejam amar uma criança, farão todos os esforços, psico-emocionais, financeiros, legais, para reunirem todas as condições exigidas, para dar uma família a uma criança. Família essa que representará um lar seguro de partilha e experiência de amor.
A nossa sociedade reconhece os esforços que são exigidos a estes pais/mães. Por seu lado estes pais/mães, sabem tudo o que terão de enfrentar para poderem concretizar o seu propósito de vida e de amor. E, sabendo isso, questiono, todos os pais, que não passaram por essas dificuldades.
Questiono todos os pais, que conseguiram conceber de forma natural e sem atenções focadas em si próprios, se, saberão ser pais de coração?
Neste mês, em que se celebra o dia da mulher e o dia do pai, deixo-vos algumas questões reflexivas e construtivas, que sugiro que leiam e pensem por alguns momentos. São elas:
- Estou a agir de acordo com os meus valores?
- Sei respeitar-me a mim proprio(a) e ao meu (à minha) filho(a)?
- Poderei fazer melhor, o meu papel de pai/mãe?
- Procuro estar informado(a), sobre as necessidades do meu (minha) filho(a), face à sua idade?
- Tenho conseguido tempo de qualidade para me dedicar ao meu (minha) filho(a)?
- Em caso de dificuldades, tenho procurado apoio?
- Sinto que a minha família é feliz?
Agora, após alguma reflexão, desejo que todos nós, pais e mães, possamos conhecer o nosso presente e se necessário melhor o nosso futuro. Todos podemos ser melhores e todos podemos aprender a cuidar melhor das nossas crianças.
Todos podemos e devemos ser Pais e Mães de CORAÇÃO!
Para mais esclarecimentos, estarei disponível para Si na WeCareOn.
Um grande beijinho.
Por Liliana Silva, Coach
Alice Nunes2 Abril, 2016
Opa, como vai?
Gostei muito do seu artigo no seu site.
Abraços!
Alice Nunes