Existem inúmeros programas e técnicas para perder peso. Neste artigo iremos entender perder peso como a diminuição da percentagem de massa gorda e ganho de massa muscular. Cada programa tem características específicas, existindo bastantes variáveis de programa para programa.

 

 

Então que programa para perder peso escolher?

– Nenhum!

Isso mesmo, nenhum! Estes programas são feitos para a população geral ou para um segmento de pessoas. Portanto não são feitos especificamente para o seu caso. Como veremos mais a frente, a individualização do processo de treino é de extrema importância para a obtenção de resultados. Sendo assim não escolha um programa já feito para outras pessoas, adapte antes os programas ao seu caso ou fale com um profissional e defina o seu programa em conjunto com ele.

Todos os programas, de perda de peso, devem ter por base duas condicionantes: alimentação e exercício. É o segundo ponto que iremos explorar neste artigo.

Quando escolhe o tipo de tipo de treino é importante que este respeite alguns princípios. Estes princípios devem ser aplicados para que o seu treino tenha os resultados que pretenda.

 

 

Treino para perda de peso, que princípios definir?

 

Continuidade:

Lembre-se que todo o processo de treino que iniciar que tem de existir continuidade. É um processo de longo prazo, apesar de poder ver resultados a curto prazo. E quando digo longo prazo… é para a vida! Pode seguir um plano de treino adaptado a si, as suas características e aos seus objectivos.

Assim, para que existam adaptações no nosso corpo, os estímulos devem ser regulares e periódicos. A periodicidade do treino pode ser definida pela adaptação pretendida. Após o treino, existe uma fase chamada de super-compensação, onde existe um aumento da capacidade física treinada. Se não existir continuidade, este aumento regride e volta ao normal. E no treino seguinte estamos de volta ao início. É por isso importante existir regularidade e continuidade no treino para perda de peso.

 

Progressão:

Se não existir progressão ao longo do processo, a evolução das nossas capacidades vai estagnar. Porque o nosso corpo já se adaptou aquela carga (interna ou externa) e necessita de um novo estímulo, mais intenso, para promover as adaptações desejadas. A intensidade do treino deve ser aumentada regularmente para evitar esta estagnação.

 

Reversibilidade:

Se interrompemos o processo de treino, as adaptações que promovemos no nosso corpo vão regredir até ao estado inicial. As adaptações não se mantêm no tempo se não existir um processo de treino continuo. Então mantenha o seu processo de treino.

 

Individualização:

Todas as pessoas são diferentes e, por isso mesmo, todos os programas de treino devem ser diferentes. Adaptados a cada contexto e a cada realidade, que varia de pessoa para pessoa. Um programa de treino só é óptimo se adaptado a uma pessoa com dificuldades, capacidades e objectivos específicos. Factores genéticos, morfologia, idade, capacidade física, tipo de actividade física influenciam o processo de treino. O mesmo treino tem adaptações diferentes para diferentes tipos de pessoas. Defina o seu programa de treino.

 

Especificidade:

O treino de uma determinada capacidade física não implica obrigatoriamente melhorias nas restantes. Por exemplo, se pratica treino de corrida não quer dizer veja melhorias equivalentes noutras atividades como natação. Se treinar supino plano, o seu agachamento não irá melhorar. A especificidade existe porque diferentes exercícios ou modalidades recrutam diferentes grupos musculares e em proporções diferentes também.

 

Monitorar:

Faça testes e avalie a sua composição corporal e capacidades físicas antes de iniciar o programa. Faça medições com regularidade (uma vez por mês por exemplo) e veja como estão as suas progressões. Faça ajustes com base nestas medições.

Concluindo, escolha exercícios/actividades divertidas e que tenha prazer em fazer. Adeque essas actividades em relação ao seu objectivo e as suas capacidades actuais. Meça os resultados e intensifique o seu treino de acordo com a sua evolução. Treine com regularidade e mantenha o seu processo de treino.

 

Divirta-se e veja os resultados aparecerem.

 

Veja o meu perfil em baixo e envie-me as suas duvidas!

 

 

Tiago Campos – Personal Trainer @ WeCareOn