A perturbação explosiva intermitente (PEI) é uma perturbação marcada pela elevada frequência de explosões de raiva. Esta perturbação pode ser também comummente chamada como Síndrome/ Perturbação de Hulk, e é uma das perturbações que englobam as Perturbações do Controlo dos Impulsos (juntamente com a cleptomania- incapacidade de resistir ao desejo de roubar itens, geralmente por outros motivos que não o uso pessoal ou ganho financeiro; e piromania- vontade incontrolável de provocar incêndios, queimar ou atear fogo às coisas ou pessoas, por exemplo).

O nome desta perturbação é uma referência à personagem do filme “O Incrível Hulk”, filme onde o cientista David Bruce Banner, quando confrontado com sentimentos de nervosismo ou irritabilidade, se transformava numa personagem musculada, grande e verde. Enquanto estava sob esta forma, a personagem tinha ataques de fúria e utilizava a sua força para destruir tudo o que se metia no seu caminho. Quando a personagem retomava ao corpo do cientista, não se recordava de praticamente nada do que tinha acontecido durante o acesso de raiva.

Estes episódios de raiva costumam ser frequentes e injustificados, ou seja, pouco adequados face à situação que originou a explosão, fazendo com que a pessoa perca o controlo nos seus impulsos. Estes episódios podem acontecer na forma de discussões verbais, lutas físicas ou agressões.  As pessoas que padecem desta perturbação apresentam uma baixa tolerância à frustração e às adversidades do dia-a-dia.

O principal sinal de alarme para esta perturbação é um padrão de acessos de raiva desproporcionados em relação ao evento que as causou. As pessoas com PEI têm consciência de que as suas explosões de raiva são desproporcionadas e inadequadas, mas sentem-se incapazes de controlar as suas ações durante os episódios.

Estas explosões:

– são impulsivas/ não planeadas

– acontecem de forma muito célere após o acontecimento

– provocam uma angústia significativa

– curta duração

E podem acontecer sob a forma de:

– argumentos verbais, que podem incluir gritar e/ou ameaçar os outros.

– agressão física

– danos à propriedade/objeto (e.g. tirar, pontapear ou partir objetos e bater com as portas)

– fúria na estrada

          Mesmo antes de um surto de raiva, pode experienciar sensações de irritabilidade, suor, aumento de energia, tensão crescente, tremores musculares, aperto na zona do peito ou até palpitações cardíacas e aumento de energia.

Qual é a diferença entre um ataque de raiva e Perturbação Explosiva Intermitente?

          De forma sucinta, a diferença entre os dois está na sua frequência e na intensidade com que a raiva se manifesta. É importante ter em consideração que a raiva é uma emoção completamente normal, uma reação emocional à situação vivida, desde que a pessoa tenha consciência e consiga ter também controlo sobre esse sentimento. É alarmante quando o ataque de fúria é desproporcional e coloca em risco o bem-estar de outras pessoas ou até do próprio.

Pessoas com PEI têm explosões de raiva com bastante frequência, rondando as duas/ três vezes por semana e não têm controlo sobre os impulsos.

            A perturbação explosiva intermitente afeta maioritariamente população do sexo masculino do que do sexo feminino, e pode afetar crianças a partir dos 6 anos de idade e adultos, sendo que normalmente os adultos diagnosticados com PEI estão abaixo dos 40 anos. De acordo com a American Psychiatric Association (APA), um estudo conduzido nos Estados Unidos da América revelou que por volta de 2,7% da população geral está diagnosticada com PEI. Este mesmo estudo conclui a sua predominância na faixa etária entre os 16 e 35 anos e com baixo nível de escolaridade.

            Caso se identifique com o que foi aqui escrito, procure ajuda. A terapia cognitiva comportamental tem um grande papel no que troca ao controlo e à mudança dos seus comportamentos (e.g. identificar os gatilhos das reações agressivas; gerir e controlar o comportamento agressivo com técnicas de relaxamento).

Se precisar de ajuda, conte comigo!

Bárbara Teixeira– Psicóloga na WeCareOn