Lembro-me nos meus dias de trabalhador por conta de outrem que o mês de Julho era o “pior” mês do ano. Aquele mês em que os dias custam a passar. Era o único mês em que riscava, um a um.

Porquê?

A resposta é demasiado óbvia, as merecidas férias do mês de Agosto.

A verdade é que tinham sido 11 meses com rotinas bem vincadas. Reuniões, análises de vendas, estados de ansiedade elevados, levar e ir buscar os miúdos à escola, levá-los à natação, idas ao supermercado. Foram 11 meses onde havia pouco espaço para “parar e pensar”.

A minha grande inquietude é que pura e simplesmente não conseguia desligar o botão do trabalho e quando tudo começava a entrar no descanso prometido era altura de voltar a ligar o botão pois as férias estavam a acabar.

Para mim isso não era sinónimo de férias. Tenho a crença que para si também não.

Agora que sou trabalhador independente, tenho o privilégio de olhar para tudo com “lentes” diferentes e por isso decidi escrever algumas dicas para que torne as férias de 2015 numas férias especiais e diferentes de todas as outras que teve até hoje.

As minhas 4 dicas são:

Diário das 3 vitórias:
No seu último dia de trabalho sugiro que visite uma papelaria e que compre um pequeno bloco de papel. Quanto mais bonito melhor. Ficará para sempre com o seu registo de umas férias diferentes. Nesse diário, que deverá ter o tamanho suficiente para caber no bolso dos calções, deverá registar os momentos diários que considerou como importante no próprio dia. Antes de adormecer faça uma análise do seu dia e escreva o que para si foram as suas três vitórias daquele dia. Este exercício é muito utilizado por Psicólogos Positivos e ajuda a treinar a visão apreciativa (o que é bom) dos nossos dias. Faça este exercício pelo menos ao longo de uma semana. Se gostar (certo de que isso acontecerá) repita até ao final do seu período de férias. Verá que ao início parece difícil fazer o exercício mas que o decorrer do tempo o fará mais atento aos pequenos pormenores.

Compre um livro
Visite uma livraria no seu último dia de trabalho. Como celebração visite a estante das novidades. Veja que existem inúmeras opções para quem quiser retomar o hábito de leitura. Desde que retomei o meu hábito de ler, em cada um dos livros sinto que a minha consciência aumenta. Não tenho explicação científica para o que escrevo mas sinto que em cada livro que leio fico mais “Forte”. Li algures que “um livro é um verdadeiro spa para a mente”. Concorda? Eu cada vez mais. Nem sempre é fácil encontrar espaço e tempo para a leitura principalmente quando, como eu e a minha mulher, se tem 2 filhos muito pequenos que exigem nas férias o mesmo que exigem no decorrer do ano, muita atenção. Mas se encontrar aquela meia hora que seja para iniciar um livro verá que ajuda a “desligar” o tal botão.
A minha sugestão de leitura vai para um clássico do desenvolvimento pessoal que um amigo meu me ofereceu recentemente, 7 hábitos de pessoas altamente eficazes de Stephen Covey. Em períodos curtos, capítulo a capítulo é uma leitura muito “fácil” e terá muito impacto em si.

Ligue aos amigos
A vida só faz sentido se for feita em comunhão constante. Sejam os pais do melhor amigo do seu filho, seja aquele casal que perderam o contacto ao longo de 11 meses, seja o amigo que está de férias em Portugal. Ligue-lhes e combine algo. Os “Relacionamentos” são um dos ingredientes considerados essenciais pelo criador da Psicologia Positiva, Profº Martin Selingman, para o Florescimento Humano. Para que alcance a tão desejada “felicidade” a quantidade e a qualidade dos mesmos são determinantes para que tenha uma vida bem vivida.

Faça um Teste às suas “Forças”
Um dos benefícios que a Psicologia Positiva dá ao mundo do desenvolvimento pessoal é a noção das chamadas “Forças Humanas”. O que fazemos bem mas não sabemos que o fazemos. Fruto da importância que a negatividade tem para a nossa sobrevivência estamos mais habituados a olhar para ela e a dar-lhe importância. Vivemos sobre o estigma de que resolvermos e deixarmos de ter problemas é sinónimo de bem estar e felicidade. Ora sabemos que não é bem assim. Da mesma maneira que é importante olhar para o negativo, cuidar do positivo tornou-se importante e fundamental para que tenhamos uma vida bem vivida. Aqui entra o teste às chamadas 24 Forças do VIA. Visite o site http://www.viacharacter.org, registe-se, faça o teste. Se tiver curiosidade em perceber como funciona este teste e a sua aplicabilidade para a sua vida consulte o meu perfil em www.wecareon/luisgranja.com e marque já uma primeira sessão. Verá que estará a dar o primeiro passo para mudar a sua vida.

Tenha as férias que bem merece.

Psicólogos WeCareOn – Psicólogo @ WeCareOn