Toda a gente dorme e toda a gente sonha. Pode considerar-se de fora neste grupo, não se admire se lhe disser que isso não é verdade. Pode não se lembrar do sonho, a maior parte das pessoas tem bastante dificuldade em descrevê-los minutos depois de acordar e ainda mais dificuldade horas depois, hoje irá aprender sobre sonhos lúcidos.

Apenas lembramo-nos dos sonhos se acordarmos a meio deles. Os sonhos apenas existem na fase de sono REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos), ou seja, apenas lembramo-nos dos sonhos se acordarmos durante a fase de sono REM. É por esta razão que muitas pessoas dizem que não sonham, porque apenas acordam durante outro ciclo de sono que não o sono REM.

O que é um sonho:

Um sonho é descrito como uma sucessão de imagens, emoções, sensações ou ideias e, normalmente, ocorrem de forma involuntária na mente durante a fase de sono REM. Uma boa duração deste ciclo seria de 20% do sono total dormido. Se passou 8 horas a dormir, 20% destas horas seriam sensivelmente pouco mais de 1h30min. Sendo que o sonho apenas ocupa entre 5 a 20 minutos deste ciclo total, apesar de parecer que durou muito mais.

O que é um sonho lúcido:

Colocando de forma simples, um sonho lúcido é quando estamos a sonhar e sabemos que estamos a sonhar enquanto estamos a dormir. Estes sonhos parecem bastante reais e vividos. Um sonhador lúcido tem noção que o que está a vivenciar não é real e que não tem reais consequências para a sua vida. Pode até ser possível controlar tudo o que está a acontecer, o ambiente, pessoas e ações presentes no sonho. Quase como se tivesse a realizar um filme enquanto dorme.

Como visto anteriormente, um sonho acontece durante a fase de sono REM. Logo, os sonhos lúcidos também acontecem nesta fase. Neurocientistas ainda se debatem com a ideia de sonho lúcido. O lobo frontal, localizado atrás da testa, é consideravelmente maior nas pessoas que têm sonhos lúcidos. Isto sugere que pessoas que têm sonhos lúcidos tendem a serem pessoas que refletem significativamente nos seus pensamentos do dia a dia.

Um pequeno estudo alemão, onde mediu-se a atividade elétrica cerebral durante o sono, concluiu que os sonhos lúcidos são um limbo entre o estado de sono e o desperto. Outros cientistas do sono acreditam que o sonho lúcido acontece fora do sono REM, onde muitos acham que apenas acontece fora desta fase de sono.

Benefícios do sonho lúcido

  Sonhos lúcidos podem ajudar a vida acordada com:

– Menos ansiedade: a sensação de controlo que sente durante um sonho lúcido pode manter-se quando acorda. Quando se apercebe que está num sonho, pode alterar toda a história. Isto pode servir de terapia para pessoas que têm pesadelos, ensinando-as a controlar os seus sonhos.

– Melhor resolução de problemas: cientistas descobriram provas de que os sonhos lúcidos ajudam a solucionar problemas que lidem com criatividade (tal como um conflito com alguém) do que com lógica.

– Mais criatividade: pessoas que fazem parte de estudos em sonhos lúcidos são capazes de contruir novas ideias e de ter novos insights sobre questões das suas vidas pessoais.

Perigos dos sonhos lúcidos

  Sonhos lúcidos também são capazes de causar problemas, incluindo:

– Menos qualidade de sono: sonhos vividos podem-te acordar e tornar difícil voltar a adormecer. E pode não dormir bem se estiver focado em sonhar lúcido.

– Confusão, delírios e alucinações: em pessoas que têm certos problemas mentais, os sonhos lúcidos podem borrar a linha entre a realidade e a imaginação.

Como ter sonhos lúcidos

Alguns estudos descobriram que há algo que pode fazer para aumentar as chances de conseguir praticar sonhos lúcidos. Uma forma de o fazer é preparar a mente para reparar em detalhes fora do comum para te aperceberes que o que estás a passar não é real.

  Algumas dicas que temos para ti são:

– Testar a realidade: podes fazer isto em diferentes alturas do dia para repara se estás a sonhar ou não. Podes experimentar fazer algo impossível, como empurrar o dedo pela palma da mão ou inspirar com a boca fechada. Ou até algo difícil de fazer num sonho como ler uma página de um livro.

– Diário de sonhos: alguns estudos apontam que pessoas têm mais facilidade em sonhar lucidamente quando descrevem os seus sonhos em diário, porque ajuda a focar depois do sonho acabar. Esta dica não funciona por si só mas aumenta a probabilidade juntando com outras ferramentas.

– Acordar para voltar a dormir: ficar um pouco acordado, depois de 5 horas de sono, e voltar a adormecer para tentar entrar diretamente na fase de sono REM.

– Instrumentos: algumas máscaras ou fitas com sons ou luzes podem ajudar a trazer-te para este estado lúcido. Outros aparelhos podem reproduzir sons ou mensagens para te guiar para os teus sonhos.

Se precisas de ajuda, conta comigo!

 

 

João Alves – Psicólogo na WeCareOn