Hoje partilhamos o testemunho da cliente Ana, que fez consultas de Psicologia Online com a psicóloga Liliana Pena.

 

” O meu nome é Ana e tenho 17 anos. Sou estudante de científico e no ano letivo passado (2018/19) frequentei o 11º ano. No futuro gostava de ingressar em medicina. Não é em vão que as pessoas dizem que o 11º ano é o ano mais difícil de todo o percurso escolar. De facto, para mim foi um ano especialmente difícil, porque achei as matérias lecionadas mais complexas, os trabalhos que nos foram exigidos foram em maior número e o relacionamento com os colegas piorou porque os ideais começaram a divergir. Tornou-se, por isso, para mim, muito complicado fazer uma gestão racional dos vários domínios da minha vida (pessoal, familiar, escolar e social).

 

Desde sempre fui uma pessoa ansiosa e um pouco perfecionista, por isso sempre tive a tendência de exigir demasiado de mim. A questão é que no ano passado eu levei isso ao extremo e entrei no 2º Período já bastante exausta. Eu dormia pouco, estudava muito e deixava pouco tempo para fazer coisas que me permitiam relaxar. Por isso a partir do 2º período decidi começar a fazer consultas online de psicologia/coaching com a Dra. Liliana Pena mais frequentemente. Eu já há dois anos que tinha consultas com a Dra. Liliana, mas eram mais espaçadas.

 

Com as consultas eu tentei principalmente trabalhar a parte do aumento da autoconfiança e da diminuição da ansiedade em momentos de avaliação, que eram sempre situações que me deixavam fora de controlo. Os dias antes dos testes eram especialmente terríveis porque eu ficava muito nervosa porque não me sentia preparada (apesar de estudar bastante) e por isso chorava, as minhas mãos tremiam muito, ficava com os batimentos cardíacos mais acelerados e dormia muito mal. Com as consultas, aos poucos fui conseguindo reduzir muito a minha ansiedade, e apesar de ainda ficar nervosa, já não é como no início. Depois vieram os exames e a minha ansiedade voltou novamente a disparar. O cansaço já tinha atingido níveis bastantes elevados, mas em nenhum momento eu me permiti descansar.

 

 

Por opção antes do exame de física e química decidi não fazer consulta (para aproveitar todo o tempo para estudar), mas o facto é que não consegui lidar com a ansiedade antes e durante a prova e acabei por não obter o resultado que desejava e para o qual trabalhei. A ansiedade durante o exame fez com que eu acabasse por errar coisas que eu sabia e fiquei de tal forma nervosa que quando saí do exame não me lembrava de nada do que tinha feito nem nos dias seguintes. Para o exame de biologia não cometi o mesmo erro e fiz umas consultas antes que fizeram mesmo efeito, porque eu ia nervosa, mas não deixei que isso me condicionasse e tirei muito boa nota. Depois fui à 2º fase de física e química e fiz também algumas consultas antes e acabei por tirar uma nota excelente porque me controlei.

 

A minha experiência pessoal diz-me que as consultas foram um bem muito precioso que me deu uma ajuda essencial para o meu sucesso no ano passado. Claro que continuo a ser ansiosa, mas consigo lidar com isso muito melhor agora. Não foi um caminho fácil e curto, mas com a ajuda da Dra. Liliana, uma excelente profissional, em quem eu confio e a quem recorro sempre que a ansiedade aumenta e me sinto mais insegura, e também com a ajuda dos meus pais, foi possível lidar com a ansiedade.

 

Sou grata à dra. Liliana pelo profissionalismo, carinho, compreensão e pela forma como me faz sentir bem nos momentos mais difíceis.”