De Pequenino se Elogia o Menino

 

 

Dizer a coisa certa na hora certa é uma aprendizagem para todos os pais.

Todos ganham se o elogio for adequado a cada idade.

 

Mariana, 10 anos, surge em consultório referenciada com baixa auto-estima pela escola. Os pais referem não perceber a causa da criança se sentir deste modo. Acrescentam “Nós estamos sempre a dizer que ela é a melhor! Elogiamo-la à frente de todos; até dizemos – “És a melhor filha do mundo!”.

Segundo os pais, Mariana aprendeu a ler muito cedo, e por isso era valorizada na presença de todos os amigos, ao que reagia  – “Mãe, pára!” 🙁

A mãe verbalizou não compreender como a minha filha não gosta de ser elogiada? “Não percebo”.

Com a atitude da filha, esta mãe percebeu que exagerou com os elogios e exigências. Ela queria que a filha se destacasse dos outros meninos. Isto fez com que a pequena Mariana se tornasse exigente demais consigo mesma para não desapontar a mãe. E referiu-me “Sabes não quero ser boa, quero ser a melhor!”.

Pedi à mãe para passar a elogiar a criança pelas suas competências de comportamento (partilha, empatia, coragem, entre outras), e ensinar também que não faz mal falhar, na próxima vez irá fazer melhor com certeza.

 

A População respira stress!!!! Não temos TEMPO individual, nem Familiar!!!!

Acordar com despertador…. desliga, refila…. rápido, engole qualquer coisa… trata dos filhos, pressão com horas, rápido … agressividade no trânsito; Deixa na escola – chegar ao trabalho … estacionamento … PC não trabalha, impressora encrava … trânsito inverso – chegar a correr à escola para não se atrasar … chegar a casa … banho – jantar … deitar crianças …… uffff …. Dormiram!!!!  Zaping!?! Vou dormir, estou ko!!! Identifica-se?

E agora? O que vou fazer????  Caio para o lado!!!

Só fazemos os nossos filhos felizes quando somos felizes!!!

 

A baixa auto-estima é a carência de vitaminas emocionais.

Deve ser preocupação dos pais, pequenas doses de elogios. Mas na medida certa porque o exagero pode deformar o modo como a criança se vê.

Faça elogios ao seu filho sempre que ele fizer algo bem feito: “Estou muito orgulhosa do que fizeste, gostei da tua maneira de arrumar, ou fazer…., és lindo, partilhaste os brinquedos com o mano, fizeste a cama sem te pedir, etc”.

A criança tem de acreditar nos elogios, por isso torne-os  credíveis.

 

Elogios como “és o melhor do mundo” podem ser prejudiciais e ter efeito negativo na auto-estima, pois têm medo de falhar e não ser o melhor.

 

 

No próximo artigo, vou dar umas dicas aos pais de como isto se faz.

 

Até já,

 

 

Valorize os seus dias com Bárbara Ramos Dias.

Bárbara Dias – Psicóloga @WeCareOn