A diferença entre frustração e conflito reside no tipo de emoção que aqueles suscitam na mente das pessoas.
Frustração pode ser definida com uma emoção de insatisfação que nasce do facto de não se ter atingido um objetivo. Por outro lado, um conflito pode ser definido como uma condição em que um indivíduo enfrenta uma dificuldade em tomar uma decisão devido a dois ou mais interesses. Simples, um conflito é um desacordo. Quando uma pessoa está em conflito consigo mesmo, é identificado como um conflito emocional.
Quais são então as diferenças entre frustração e conflito?
O que é a frustração?
Frustração pode ser definida com uma emoção de insatisfação que nasce do facto de uma pessoa não ter atingido um objetivo. Imagine que trabalha arduamente para passar num exame. Apesar de ter trabalhado no seu máximo, não passou no exame. Neste caso sente-se frustrado e pode ser visto como uma resposta normal, como em qualquer outra situação em que se enfrenta uma derrota.
As experiências individuas misturam emoções de raiva, dor e impotência. Se atingir o objetivo era vital para a pessoa, isso pode resultar num nível mais alto de frustração. Este exemplo mostra a ligação entre frustração e a importância do objetivo para a pessoa. Se a importância de atingir aquele objetivo era grande, o mesmo acontece à frustração. Se a importância de atingir o objetivo era menor, também a frustração será menor.
De acordo com a psicologia, a frustração pode ser causada por dois tipos de fatores: fatores internos e externos. Sem entrar em grandes detalhes, temos:
Factores internos da frustração:
Estes nascem do interior do individuo, tais como confiança, dilemas pessoais, fraqueza, etc. Imagine num ambiente de trabalho em que alguém trabalha num projeto para obter a aprovação da direção. Apesar do trabalho intenso, a apresentação não correu bem, por falta de confiança. Essa pessoa sente-se frustrada e é um bom exemplo de como a frustração pode ser causada por fatores internos.
Fatores externos de frustração:
São aqueles que vem de fora do individuo, tais como condições no trabalho, colegas, prazos, etc. Imagine que aquela pessoa trabalha em equipa e o projeto não é aprovado pela direção pela falta de compromisso dos outros membros da equipa. Neste caso, são os fatores externos que levam à frustração.
O que é conflito?
Um conflito pode ser definido como uma condição em que um indivíduo enfrenta uma dificuldade em tomar uma decisão devido a dois ou mais interesses. Imagine-se um estudante que está em dúvida relativamente ao seu futuro. Não sabe se há-de prosseguir para estudos universitários numa determinada área que gosta devido às perspetivas do mercado de trabalho, e aquela em que pode ter trabalho assegurado, mas que não é do seu interesse. Situações deste tipo criam um conflito interno emocional e também podem ser vista como um dilema.
A psicologia acredita que um conflito emocional deste tipo pode levar a frustração e é um exemplo da ligação entre frustração e conflito. Um conflito pode estar associado a desconforto físico, tal como insónia, dor de cabeça, falta de apetite. O corpo físico usa diferentes mecanismos de defesa quando confrontado com este tipo de conflitos emocionais.
Conflitos também podem surgir entre duas ou mais pessoas. Se não são dados os recursos necessários a um indivíduo para atingir o seu objetivo por outra pessoa, isso pode levar a conflito. Neste sentido, a frustração pode levar a conflito.
Conclusão
Frustração pode ser definida como uma emoção de insatisfação que nasce da incapacidade de uma pessoa atingir um objetivo.
Um conflito pode ser definido como a condição em que uma pessoa enfrenta uma dificuldade em decidir entre dois ou mais interesse diferentes.
Frustração é uma emoção de insatisfação enquanto conflito é um desacordo. No entanto a frustração pode levar a conflito quando a causa da frustração é externa.