Hipnose Clínica é a intervenção clínica efectuada com o auxílio de técnicas de hipnose. Habitualmente a Hipnose Clínica é praticada por clínicos, tais como psicólogos, hipnoterapeutas, médicos, enfermeiros, dentistas entre outros.

 

A Hipnose, foi e ainda hoje é um tema polémico. Coberta por uma névoa dos programas e shows de hipnose de palco. Assombrada pelo medo do desconhecido, o medo de perder a consciência,o medo de perder o controlo. Contribuindo assim, até recentemente, para o descrédito perante a comunidade científica. Contudo, atualmente sabemos que muitos desses medos são infundados, apenas mitos construídos pelos shows e alimentados pelos Media. Além de que, actualmente a ciência reconhece cada vez mais o valor e os resultados da hipnose, não apenas para a saúde mental, mas também para a saúde física.

 

O que é a Hipnose?

A Hipnose é um estado de consciência alterada, semelhante ao “transe”. O estado de transe hipnótico não é “mágico” nem artificial. É um estado alterado de consciência que todas as pessoas normais atingem naturalmente, todos os dias. A Hipnose, de forma simples, é um estado alterado de consciência. Esse estado é possivel atingir de forma natural, quando focamos a nossa atenção em algum estímulo, interno ou externo.

 

Nos instantes antes de acordar e de adormecer, ao ficarmos “pasmados” ao ponto de terem de nos chamar várias vezes até ouvirmos. Ao ficarmos com a atenção totalmente concentrada numa atividade ao ponto de nem sentirmos o tempo passar…. São estados de transe hipnótico. Portanto, a sensação de estar hipnotizado não é nova nem desconhecida. Mas sim, algo a que o nosso corpo e a nossa mente estão naturalmente habituados.

 

O estado hipnótico, só por si não tem benefícios significativos, contudo, associado a uma terapia, associado a um objectivo, pode ter benefícios bastante significativos. Actualmente o estado hipnótico pode estar associado a anestesia por médicos, outras vezes pode estar associado à Terapia, a popular Hipnoterapia, também conhecida por Hipnose Clínica.

 

Esse estado de transe, que nos é natural, é útil em termos clínicos. Na medida em que permite que o terapeuta comunique com o paciente de uma forma muito directa. Com a atenção muito focalizada e com a mente livre de distracções.

 

Como se processa a Hipnose Clínica

Contudo, e uma vez que o nosso transe natural surge em ocasiões diversas e de forma espontânea, na prática clínica é necessária a utilização de técnicas que façam surgir esse estado. De forma a ser possível proceder ao tratamento/terapêutica. No fundo, o que um hipnoterapeuta faz é aplicar técnicas que despertam no paciente um estado que lhe é natural. Mas que é necessário que surja no momento da consulta para que possa ser usado ao serviço de uma finalidade terapêutica.

 

A acessibilidade ao inconsciente torna-se mais fácil. E a própria pessoa consegue dialogar com o seu inconsciente de uma forma inacessível em vigília.

 

Atraves da hipnose clínica podemos aceder ao inconsciente, podendo assim fazer mudanças mais rápidas e ao mesmo tempo mais estáveis. Na hipnoterapia, a hipnose está associada á psicologia e a princípios psicológicos, com o objectivo de melhorar o estado psicológico.

 

Assim sendo, a hipnose em momento algum pode ser um substituto à psicologia, mas pelo contrário, um aliado. Um estado que não a substitui, mas que a pode complementar. O estado hipnótico que, digamos, pode ser um acelerador, um catalizador.

 

A Hipnose Clínica

 

Actualmente a Hipnose é utilizada como aliada da psicologia, podendo ser utilizada para qualquer quadro, perturbação ou sintoma psicológico, sem qualquer prejuízo. Além de servir muitas vezes como aliado também no processo de coaching, através de exercícios de visualização de resultados.

 

A hipnose é um processo colaborativo, reconhecido pela ciência como um processo benéfico, rápido e sem nenhum prejuízo para a saúde mental e física, pelo contrário, apresenta inúmeros benefícios.

 

Veja aqui um testemunho de hipnose clínica, sobre como a hipnose ajudou a dormir e a viver melhor.

 

Nas últimas duas décadas a Hipnose Clínica foi lentamente reintroduzida como disciplina científica e utilizada com rigor científico. A Hipnose Clínica reaproximou-se da medicina pela sua enorme utilidade no controlo da dor em determinados procedimentos médicos. Nomeadamente, reapareceu como técnica auxiliar aos médicos dentistas e para a execução de cirurgias quando os pacientes, por motivos médicos ou outros, não podiam usufruir dos métodos habituais de anestesia.

 

A Organização Mundial da Saúde considera a Hipnose Clínica válida e recomenda-a no tratamento da ansiedade, da asma, depressão, do síndroma do cólon irritável e nos cuidados paliativos, entre outros.

 

Inscreva-se ainda no webinar: O que é a Hipnose Clínica. Vai ser realizado dia 23 de Novembro pelas 21h30.

Webinar: O Que é a Hipnose?

Neste webinar vai aprender o que é a Hipnose, o que é a Hipnoterapia, quais os limites da Hipnose, os mitos e as verdades e como funciona.

 

Luís Coxo e Jorge Eloi – Psicólogo e Hipnoterapeuta @ WeCareOn