É durante a fase da adolescência que aparecem as transformações corporais mais notáveis na vida de um adolescente. Cabe a nós pais tranquiliza-los e dizer o quanto é normal, e dar o nosso exemplo, referindo que nós também passámos por tudo isso.
As meninas apresentam crescimento dos seios e acontece a primeira menstruação. Nos rapazes surgem pelos, barba, mudança na voz, aumento no pénis. Porém não ocorrem apenas transformações visualmente perceptíveis, é nesta fase que eles sofrem transformações profundas no modo de pensar e agir.
Os adolescentes começam a sentir necessidade de uma participação ativa na sociedade, ocorrendo deste modo, uma busca por mais liberdade e busca do curso e emprego adequado. Isso acaba por afastar um pouco o adolescente da família, é normal, não se questione:
“o que eu fiz de mal? dávamos-nos tão bem. O que aconteceu?”
Os sentimentos dessa fase da vida podem ser bastante conturbados, e a busca pelo autoconhecimento é constante. A aceitação e apoio da família são fundamentais e a busca pela auto-compreensão por parte do adolescente também.
Quando surgem situações difíceis de superar, um acompanhamento conjunto com a família é de fundamental importância, para que tanto o jovem, como a família também consigam compreender os acontecimentos desta fase tão relevante na vida de qualquer pessoa.
Algumas dificuldades que podem surgir na fase da adolescência são:
- Depressão;
- Desinteresse pelos estudos;
- Isolamento;
- Consumo de álcool ou drogas ou até dependência;
- Dependência de jogos online ou de Internet;
- Baixa auto-estima;
- Fobia escolar;
- Vítima ou causador de Bullying direto ou cyberbullying;
- Divórcio dos pais;
- Falecimento de familiares;
- Dificuldades com a imagem corporal, podendo gerar transtornos alimentares;
- Problemas de relacionamento;
Orientação Vocacional e Psicológica Online
A Orientação Psicológica Online é uma ferramenta bastante eficaz. Trata-se de um atendimento mediado pela tecnologia eletrónica/digital que utiliza o computador e os diferentes testes vocacionais, comportamentais e de personalidade, como excelentes instrumentos de trabalho.
Já pensou se trabalha na área certa?
Quais os seus talentos e se estão a ser bem aproveitados a nível profissional?
Como poderá ser ainda melhor, perceber competências escondidas. Quais as características de personalidade e comportamentais que podem ser mais aproveitadas?
Consegue ajudar o seu filho a escolher a sua profissão?
É um mecanismo moderno, que lhe pode parecer estranho ainda, mas que pode ser usado em benefício da saúde, tanto emocional, comportamental como psíquica, traz como vantagem a facilidade no uso, proximidade pela localização onde está instalado (casa-trabalho), é prático no atendimento, economia de tempo, menores custos e grande rapidez.
Qualquer pessoa, de qualquer idade pode receber orientação vocacional ou profissional ou psicoterapêuticas.
A orientação psicológica e a orientação vocacional mediada por computador é um processo fácil, direto e eficiente, em situações nas quais a pessoa precisa de apoio para lidar com os desafios da vida, ou mesmo decidir qual a profissão a seguir.
É dirigida a portugueses residentes no estrangeiro, a portugueses que vivem em cidades pequenas de Portugal com fracos recursos de psicologia, onde com este método chegam a um psicólogo facilmente. É também bastante útil a pessoas com alguma dificuldade motora, e a pessoas que têm resistência ao atendimento psicoterapêutico;
É importante salientar que o atendimento a menores de idade só pode ser realizado mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.
O paciente deve ter conhecimento que pode utilizar recursos como e-mail, chat ou Skype e as informações que forem disponibilizadas ou abordadas serão tratadas de forma ética e profissional, protegidas pelo Código de ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Os atendimentos serão realizados com horários agendados, segundo a disponibilidade da agenda do Psicólogo e do Paciente.
Os serviços são prestados por Psicólogo(a), via internet, através de vídeo-chamada ou chat do Skype ou por escrito (via-email). O paciente receberá orientação que permitirá rever os desafios e adotar decisões mais acertadas para o momento.
Se precisar de orientação vocacional, marque a sua sessão com um dos nossos psicólogos.