Perdoar é Fundamental
Perdoar…Eu não sou capaz, dizem muitas pessoas!
Hoje em dia, por todo o mundo, assiste-se a uma energia muito vívida. Esta energia tem como pilares os conceitos de perdão, de aceitação, de auto e hetero compaixão e atenção plena. É uma energia que flutua e nos toca quando estamos com os outros, nas nossas relações interpessoais e principalmente connosco próprios.
Já sentiu também? Fique atento(a)!
Quando paro e ativo as sensações no presente, quando me foco dentro de mim e no que acontece à minha volta, no aqui e no agora, sinto de facto essa energia, renovadora, inspiradora e que tranquiliza.
Que bom, é poder parar, nem que seja por alguns minutos e prestar atenção plena, ao meu redor, àquilo que estou a fazer agora, que estou a sentir agora, que estou a ver e a ouvir agora. Respirar calmamente em inspirações profundas e lentas e ouvir e sentir o meu corpo. E poder libertar a mente dos pensamentos do passado ou do futuro que desfocam do maravilhoso momento atual.
Num mundo “bipolar” de coisas muito boas e muito más, podermos ter esta capacidade de nos centrarmos naquilo que nos faz bem e pode energeticamente afetar positivamente os outros é simplesmente mágico.
Apesar de sempre existir estes dois polos (negativo VS positivo) em todos nós e no universo, surge cada vez mais movimentos que apelam para que ingenuamente não esperemos por momentos futuros utópicos perfeitos onde nada de negativo vai existir. Mas sim, que nos foquemos em nós, no que de bom há em nós e nos outros e possamos construir hoje em cada segundo um futuro feliz.
Pois se na nossa vida ou até mesmo dentro de nós, existe insatisfação, ela não deve ser apagada, mas sim olhada com carinho, compreendida, talvez até a aceitemos. Talvez tudo isto faça com que ela se torne insignificante ou até mesmo se torne nossa amiga e nos faça aprender com as experiências, crescer sem nos perturbar da mesma forma.
O nosso passado pode estar repleto de coisas que interpretamos como muito negativas, traumáticas que não merecíamos mas aconteceram na nossa vida ou na vida de alguém próximo. E ultrapassá-las, não significa esquecê-las. Significa, que olhamos para elas, e as compreendemos e podemos tirar aprendizagens ricas do que aconteceu.
Se isso vai significar perdão, não sabemos. Mas talvez sim. E se isso acontecer, ficarei muito feliz. Significa que o que de mal lhe aconteceu, ficou no passado, mas não encoberto de baixo de um tapete. Ficou sim arrumado devidamente no seu coração e na sua mente. Assim perdoar é fundamental. Não para desculpar ou tirar a responsabilidade dos atos. Mas fazendo com que estes atos não continuem a perpetuar os ferimentos do passado, no presente e no futuro.
Perdoar é libertar, compreender, aprender e não mais magoar como no passado.
E você, quantas vezes já olhou para Si e se perdoou?!
Bem-haja a todos e boas energias.
Liliana Silva – Psicóloga e Coach na WeCareOn.