WeCareOnWeCareOn

Cátia Rocha

psicologia
Portugal
Porto

Iniciar sessão

Registar nova conta

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por todo o site, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.

Sobre Cátia Rocha

O meu nome é Cátia Rocha. Sou psicóloga clínica e psicoterapeuta e tenho, nesta área, a minha grande paixão. Sinto-me honrada por poder aprender todos os dias com os meus clientes, criando com eles uma parceria centrada neles, na resolução dos seus problemas e na melhoria da sua qualidade de vida.
Sou licenciada em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2000-2005).

Em seguida, tirei uma pós-graduação em Tratamentos Psicológicos empiricamente validados pelo Colégio Universitário de altos estudos, no Porto.
De forma a dar continuidade ao meu processo de amadurecimento profissional e académica, entrei, posteriormente, no Mestrado de Psicologia Clínica da Escola de Psicologia e Educação da Universidade do Minho, tendo feito a minha tese em Angola, ao nível da epidemiologia da psicopatologia nas unidades de saúde da cidade de Luanda.
Vivi em Angola durante 11 anos, apesar de lá manter muitas raízes emocionais.
Lá, estive sempre ligada à Psicologia Clínica, trabalhando no contexto de clínicas privadas. Fui docente universitária na Universidade Católica de Angola, onde lecionei cadeiras de Psicopatologia e Intervenção clínica, bem como assumi a supervisão de estágios da área clínica.

A continuação dos estudos, de forma a ter a aprendizagem permanente e gradativa, tem sido uma aposta pessoal, em paralelo com o desenvolvimento do meu trabalho. Tenho aprofundado novas abordagens terapêuticas, em Portugal e no estrangeiro, uma vez que acredito que, quanto mais ferramentas terapêuticas obtiver, melhor será a minha prestação enquanto psicóloga e melhores serão os serviços por mim prestados.

A nível de formação no estrangeiro, tirei um curso de especialização em “Abnormal Psychology” pela extension school da Universidade de Harvard.
Neste momento, terminei um Msc em “Neuroscience of Mental Health” pela King’s College London. A minha tese foi desenvolvida no tema “Neuroinflamação na fase depressiva da perturbação bipolar”, no âmbito do projecto “Neuroinflammation in Depression”, desenvolvido pelo meu orientador, Federico Turkheimer.

Considero-me uma pessoa muito empenhada em desenvolver estratégias de ajuda e de comunicação eficazes, para cada caso. Os clientes sabem, melhor do
que qualquer outra pessoa ou profissional, os desafios inerentes às suas condições clínicas, nomeadamente à fibromialgia. Acredito que com responsabilidade, transparência e dedicação, conseguiremos estabelecer, primeiramente, um laço terapêutico sólido que sirva como pontapé de saída para um caminho a dois, de soluções e resultados.
Como profissional, admiro a luta de quem, diariamente, se reergue, apesar de, e lidando com, tanta dor e desconforto. Acredito que posso funcionar como parceira de equipa e de resiliência, de forma a melhorarmos a vida social, emocional e física das pessoas diagnosticadas com fibromialgia.

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula profissional nº 7894

 

Preço