WeCareOnWeCareOn

Filomena Pereira

Nutricao
Porto

Iniciar sessão

Registar nova conta

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por todo o site, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.

Sobre Filomena Pereira

A Filomena nasceu e cresceu nas encostas e socalcos da Região Demarcada do Douro. Entre o cheiro a hortelã, o sabor doce das uvas e a frescura dos legumes acabados de colher nasce o seu interesse pela alimentação natural! Apaixonada pelo poder da alimentação! Pela sua indiscutível capacidade de influenciar e ser influenciada pelas emoções, tradições, vivências pessoais, aspetos familiares, ambientais, sazonais, metabólicos, genéticos, entre outros. Alimentação: promotora de saúde e bem-estar!

Licenciou-se, em 2012, em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Aqui desenvolveu-se a admiração não apenas pela alimentação, mas também pela área comportamental a ela associada, o que levou a que enveredasse pelo Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no qual desenvolveu a sua dissertação intitulada “Compulsão Alimentar Periódica e Satisfação Sexual”. O gosto na junção do comportamento alimentar e sexual cresceu e, mais tarde ingressou no Programa Doutoral em Sexualidade Humana lecionado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto, no qual
criou o Projeto CADIS (Comportamento Alimentar, Discriminação, Imagem Corporal e Sexualidade) onde cruza várias áreas da vida, desde a nutrição e o comportamento alimentar à sexualidade, passando pelos processos de discriminação, da imagem corporal e da perceção emocional.

Possui ainda diversos cursos de especialização, nos quais se podem salientar: Curso de Especialização em Nutricoaching, Formação Avançada em Educação Emocional, Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Curso de Técnicas de Mudança Comportamental, Curso em Liderança e Saúde Feminina.

No seu percurso profissional integra uma ampla experiência em Nutrição Clínica, no qual as atividades desenvolvidas incidem no Comportamento Alimentar, reeducação alimentar, elaboração de planos alimentares individualizados e personalizados, apoio no tratamento e prevenção de inúmeras patologias bem como garantir o correto aporte nutricional a cada indivíduo.

Oradora em diversos Congressos Nacionais e Internacionais.

Membro da Comissão Organizadora de Congressos Internacionais e de Seminários e Workshops a nível Nacional.
Autora e co-autora de diversos trabalhos, artigos e publicações de carácter científico.
Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas cuja Cédula Profissional: 2018N

Membro do GEJI (Grupo de Estudo de Jovens Investigadores) da SPEO (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade).
Membro da PAIDEIA (Plataforma Internacional para o desenvolvimento da Educação Emocional)
Acredita que cada ser humano é único e resulta de um emaranhamento de acontecimentos e fatores intrínsecos e extrínsecos que ditam a sua alimentação.

 

Trabalha com a alimentação no Ciclo de Vida, desde nutrição na gravidez à nutrição geriátrica e ainda:
– Dietoterapia e alimentação adaptada a várias patologias (Exemplo:Diabetes, Doenças Inflamatória Intestinal, entre outras);
– Alimentação Consciente;
– Plano alimentar personalizado, individualizado e adaptado;
– Alimentação adaptada a vários padrões alimentares, entre os quais: vegetariana, vegan, cetogénica, paleo, jejum intermitente, entre outros;

 

“Tem fome de quê? De alimentos? De emoções? De amor-próprio? O que é um alimento para si? Fonte de prazer, de repulsa? Fonte de nutrientes? ” é esta a reflexão que a Nutricionista Filomena Pereira convida a fazer neste primeiro encontro.
Afinal, o consumo de uma maça ou de um quadrado de chocolate vai muito além da ingestão do alimento em si!

Preço