WeCareOnWeCareOn

Already a member?

WeCareOnWeCareOn

Ainda não tem uma conta?

João Alves

Psicologia
Porto

Iniciar sessão

Registar nova conta

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por todo o site, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.

Sobre João Alves

Sou o João Alves.

O meu percurso académico iniciou-se numa Licenciatura em Psicologia e realizei a minha especialização em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Fernando Pessoa ao qual obtive grau de Mestre. A minha tese de mestrado foi sobre o impacto das máscaras no reconhecimento das emoções, e tem como título “A Face das Emoções na Pandemia: Um Estudo Exploratório com Recurso ao F-M FACS 3.0” sob orientação do Professor Doutor Freitas-Magalhães, disponível no repositório da Universidade Fernando Pessoa. Não tenciono terminar por aqui, acredito na evolução constante, com isto em mente o próximo passo lógico seria um doutoramento nesta bela área da saúde mental.

Com o surgimento do Covid-19, tornou-se imperativo a preocupação com a saúde mental. Durante o meu processo de formação, construí e administrei uma formação acerca da saúde mental, mais especificamente uma formação sobre primeiros socorros na saúde mental com o título “Empower You – Curso Básico de Primeira Ajuda em Saúde Mental”. Curso realizado com base num estudo desenvolvido no âmbito de ação do Eixo E-INV da Clínica Pedagógica de Psicologia na Universidade Fernando Pessoa, sob orientação científica das Professoras Doutoras Carla Fonte e Gloria Jólluskin. Teve como objetivo fornecer ferramentas na ajuda da saúde mental aos participantes, os quais revelaram a aquisição de conhecimentos e ficaram bastante satisfeitos com a aprendizagem.

Após a renovação da minha licença em F-M FACS 4.0 tornei-me Certified Coder Instructor (F-MGIFCCI), com isto posso criar e administrar cursos de formação para o mesmo. Com o conhecimento em F-M FACS 4.0 é possível medir e detetar todas as expressões faciais existentes. Já me apresento no meu segundo ano de licença onde participei, com grande honra, no FACE SUMMIT, um congresso internacional de partilha de conhecimento acerca da face, cérebro, emoções e voz. O código da minha licença é: F-MGIFICI-904 L1 Y2.

Após a defesa da minha tese de mestrado, foi-me oferecido como oportunidade a hipótese de publicar a minha tese como um livro em formato digital. A face em tempos de pandemia. Livro atual e único que explica o ruído comunicacional que a máscara provoca, e o trabalho extraordinário que o cérebro desenvolve para identificar e reconhecer as emoções, tentando preservar as funções evolutivas da comunicação humana.

O livro “A Face na Pandemia: O Cérebro, a Emoção e a Máscara”, o resultado da Tese de Mestrado do Mestre João Alves, sob a orientação académica e científica do Professor Doutor Freitas-Magalhães, no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, Portugal. ISBN: 9789958919572.

Com a propagação internacional dos resultados do meu estudo em plataformas e jornais online, fui contactado por uma empresa multinacional de máscaras transparentes. Está em curso o desenvolvimento de um estudo comparativo. O principal objetivo será verificar se as emoções são melhor percecionadas quando uma máscara transparente está presente na face inferior, ao invés da comum máscara cirúrgica.

A minha orientação será sempre para o cliente, ofereço uma profunda paixão por psicologia, capacidade de observação excecionais e uma forte determinação em realizar um excelente trabalho. Será um prazer recebê-lo e desejo as boas vindas para um novo caminho.

Experiência em todas as faixas etárias, desde criança ao senescente. A minha base de estudo é a área cognitivo-comportamental, apesar disto, procuro a melhor abordagem para cada cliente. Aconselhamento psicológico, ansiedade, fobias, insónias, medos, problemas emocionais, resolução de conflitos, stress, ansiedade social, ataques de pânico, autoestima e perturbações obsessivo-compulsivas são algumas das minhas áreas de intervenção.

Espero que possa contar comigo para esta viagem que está para começar, iremos trabalhar e evoluir juntos neste belo percurso que é o processo clínico.

Faço consultas também em inglês.

Psicólogo Júnior

 

Preço