WeCareOnWeCareOn

Liliana Sousa Pena



Outras
Portugal
Valongo


Áreas de Atuação

  • - Supervisão

Sobre Liliana Sousa Pena

 

Liliana Sousa Pena é licenciada em Psicologia Clínica e em Psicologia da Educação, com monografia sobre ansiedade e depressão. Mestrada em Ciências Cognitivas, com dissertação sobre psicoterapia e Doutorada pela Universidade do Minho, com tese em saúde mental no trabalho.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e especialista em Psicologia da Educação, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Especialista Avançada em Psicoterapia, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Supervisora clínica na WeCareOn, com mais de 11 anos de experiência em supervisão, com formação e experiência em diversas metodologias psicoterapeuticas.

Psicoterapeuta Certificada em Terapia Cognitiva Pós-racionalista, pela CETEPO – Centro de Terapia Cognitiva Pós-racionalista de Buenos Aires.

Psicoterapeuta Certificada em EMDR – Terapia por Dessensibilização e Reprocessamento de Memórias e Experiências Traumáticas, pela Associação EMDR Portugal.

Psicoterapeuta Certificada em PSYCH-K (terapia de mudança de crenças, foco no subconsciente) pelo Centro Terapêutico de Matilde Santos Leal, Madrid.

Terapeuta Certificada em Brainspotting (nível I e II), pelo Brainspotting Trainings Inc. em parceria com o Centro de Psicologia do Trauma e do Luto (CPTL), Lisboa, novembro/2017

Experiência em Life Coaching (focado da resolução de problemas e desenvolvimento pessoal) e Executive Coaching (orientado para o desenvolvimento de liderança e planeamento de carreira).

Coach: Lic. COAPT/3313/12
Pela ISPC International School Professional Coaching.

 

No percurso profissional cursam diversos contextos clínicos em território nacional e internacional. Foi também, docente universitária sobre psicofarmacologia e Terapia Cognitiva e Comportamental, por 7 anos em Angola. Exerce consulta e supervisão clínica em Psicologia a jovens psicólogos e é investigadora do Lab2PT na Universidade do Minho.

É experiente na avaliação psicológica, diagnóstico, intervenção e acompanhamento de crianças, jovens e adultos, incluindo a assessoria a tribunais em casos de jovens e crianças com trauma decorrente de abuso (psicológico e sexual), maus-tratos e negligência parental.

De entre as diferentes abordagens psicoterapêuticas em que tem formação e experiência, salienta o potencial curativo da Terapia EMDR. Trata-se de uma intervenção breve e focalizada no reprocessamento e dessensibilização de memórias sobre experiências de cariz desagradável e perturbador que originam sofrimento emocional, somatização, stress, trauma e ansiedade.

A perda de alguém significativo, situações afetivas, situações de perigo, maus-tratos, atos de violência e eventos de catástrofe, são muitas vezes experiências que favorecem o desenvolvimento de sintomas de stress e ansiedade. Os movimentos bilaterais promovidos pela Terapia EMDR permitem reprocessar a experiência (vivida/traumática) de forma adaptativa e o recordar sem o efeito perturbador. Além disso, esta terapia favorece o desenvolvimento pessoal pleno e o bem-estar consigo mesmo, através de um processo de autoconhecimento e de aumento da autoconsciência e da regulação emocional, reduzindo ou removendo os sintomas (pensamentos intrusivos, ansiedade, culpa, raiva, medo, luto, dor, fobia…).

 

Para sessões de grupo (2 a 5 participantes) será cobrado 40€ a cada pessoa.

Cada um disponibilizará de 30 minutos para expor os seus casos e dúvidas no processo terapêutico.

A cada participante em sessão de supervisão será emitida uma declaração de presença para fins de creditação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), uma vez que a cada hora de supervisão correspondem 1,44 créditos para efeitos de creditação no âmbito das Especialidades na OPP;

Disponibilidade:

Flexibilidade de horários, mediante disponibilidade de ambos (9h30 – 18h30 semanal)