WeCareOnWeCareOn

Sandra Sendas

psicologia
Portugal
Braga

Iniciar sessão

Registar nova conta

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por todo o site, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.

Sobre Sandra Sendas

Sou Psicóloga Clínica pela Universidade de Coimbra desde 1994. Sinto-me muito grata por ter tido alguns dos melhores mestres do país, José Luís Pio Abreu, Eduardo Sá, Amaral Dias, Adriano Vaz Serra, Pinto Gouveia, Maria do Céu Salvador e tantos outros a quem dedico um profundo respeito.

 

Trabalho há 23 anos como psicóloga clínica e tive a felicidade de leccionar no Ensino Público e Privado: na Universidade do Minho, na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Instituto Piaget e no Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo do Porto.

 

A prática clínica / psicoterapia é um trabalho que me realiza tanto como o ensino e, na medida do possível, tento fazer ambas as coisas. Sendo que o ensino neste momento se resume aos meus programas de Mindfulness e Formações específicas.

 

Por personalidade tenho uma grande necessidade de aprendizagem e mudança. Escrevi uma tese de Mestrado para a Universidade de Coimbra em 2000 sobre a Depressão e sua relação com dois perfis de personalidade específicos (a necessidade de afiliação versus necessidade de empreendedorismo). Em 2010 terminei o meu Doutoramento na Universidade do Minho. Estudei o 50 veteranos da Guerra Colonial Portuguesa para perceber o que poderia explicar o motivo de alguns terem adoecido com stress traumático e outros permanecerem funcionais.

 

Aprendi muito ao longo desta caminhada e, desde há dez anos a esta parte tomei a decisão de fazer funcionar o meu próprio sonho/projecto de Psicologia. Com a ajuda de bons amigos “dei à luz” o Espaço Humanitae. Assim, trabalho há dez anos em consulta psicológica privada e este ano iniciei o Programa – Mind Spa: Programa de Regulação Emocional baseado em Mindfulness tendo conseguido concretizar 7 edições do mesmo entre Março e Junho de 2018.

 

Para além do trabalho privado, colaboro há sete anos, a tempo parcial, com a Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Braga. Desse trabalho tenho retirado grandes aprendizagens sobre as particularidades do diagnóstico de psicopatologia na deficiência mental, acompanhamento e aconselhamento tanto aos utentes como às suas famílias. Mas o mais importante de tudo tem sido aprender a acolher, respeitar e valorizar a diferença e unicidade de cada pessoa comprovando a frase de Saint Exupéry – “O essencial é invisível aos olhos”.

 

Espero que a minha passagem pela vida culmine com o sentimento da missão cumprida e que consiga em cada dia inspirar alguém para fazer acontecer estas lindíssimas palavras de Fernando Pessoa:

 

Põe quanto és no mínimo que fazes

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive

 

Ricardo Reis, in “Odes”

 

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses: 7821

Preço