WeCareOnWeCareOn

Sara Miguel


outras, Psicologia
Porto

Sobre Sara Miguel

Com licenciatura em Psicologia pela Universidade do Porto e mestrado em Psicologia Clínica e Comunitária pela Universidade de Bolonha, iniciei o meu trabalho com crianças e jovens em casas de acolhimento em Itália e posteriormente em Portugal, em contexto clínico, em consultório de psicoterapia. 

 

Posteriormente decidi estudar naturopatia, aromaterapia clínica e mais tarde shiatsu, entendendo a necessidade de uma abordagem mais integral e natural à saúde.

 

Em 2013 iniciei o meu percurso pessoal com a prática de mindfulness e posteriormente iniciei um percurso formativo de forma a poder aplicá-lo na minha prática clínica e educativa de crianças, jovens e adultos, através da participação em retiros e formações certificadas. Comecei portanto a dedicar-me também à educação sendo que educação e saúde não podem ser separadas pois são complementares.

Mais tarde apercebi-me da importância de um contacto saudável com a natureza e com os animais, para a saúde de todos, e dediquei-me ao estudo da etologia, estudo este em contínua evolução, tendo terminado a pós-graduação em etologia e bem-estar animal em 2017.

 

A minha área de atuação como psicóloga abrange as crianças e famílias, os jovens e adultos. Acredito que cada vez mais a clínica precise da parte didática e educativa e por isso nas consultas de psicologia as pessoas vão aprendendo ferramentas para gerirem as próprias emoções, pensamentos, sensações e principalmente as relações sejam estas intra, inter pessoais ou outro tipo de relacionamentos.

“Quem olha para dentro desperta.” Jung

Ao longo do percurso terapeutico, a pessoa vai-se descobrindo a si própria, aprendendo a aceitar-se em todos os seus aspectos, facetas e feitios. O papel do psicólogo é o de proporcionar o mergulho no auto-conhecimento, aumentando o empowerment de cada um para que seja a própria pessoa, na sua plena consciência, a viver a sua vida de forma presente. 

“Psique” termo de origem grega, indica o “sopro” que torna vivo um corpo, que o anima. Platão traduziu-o por “alma”. A psique, essencialmente simbólica, reúne todos os aspectos da personalidade, os sentimentos, pensamentos e comportamentos, tanto conscientes como inconscientes e a sua função consiste em harmonizar e regular internamente o indivíduo.

Nestas consultas de psicologia serão também usadas as terapias de 3ª geração como  o Mindfulness, a Terapia dos Esquemas Emocionais, a Terapia focada na compaixão e dar-se-á especial importância à relação psique-corpo-eco, recorrendo à psicossomática e à ecopsicologia.

Nestas consultas pretende-se abranger todos os aspectos da consciência humana, integrando diferentes métodos e técnicas, reunindo os conceitos das várias correntes psicológicas, com o objectivo de expandir a consciência para que cada um consiga expressar o próprio potencial! Para famílias, aspetos como a comunicação assertiva e educação consciente serão necessariamente trabalhados de forma a que este grupo social possa coevoluir.

 

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula profissional nº 20952

 

Preço