WeCareOnWeCareOn

Sara Pereira

psicologia
Portugal
Porto

Iniciar sessão

Registar nova conta

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por todo o site, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.

Sobre Sara Pereira

Psicologa clinica, licenciada em Ciências Psicológicas pela Universidade do Porto e com mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Bolonha, em Itália. Pós-graduação em Etologia pelo Instituto Português de Psicologia e outras Ciências e formação em Naturopatia e Aromaterapia pela Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto.

Formação em Mindfulness para crianças, jovens e  adultos aplicado à prática clínica.

Abordagem integrativa focada na interligação psico-soma-eco.

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula profissional nº 20952

Além da prática clínica como psicologa acredito que é essencial implementar algumas práticas como o mindfulness considerando a quantidade de estimulos e desafios que diariamente nos aparecem.

Assim sendo, para quem quer iniciar o seu percurso no mindfulness de forma orientada foi criado um percurso online com 5 sessões, a partir das quais a pessoa poderá implementar a prática no seu dia-a-dia. Depois do percurso das 5 sessões existe ainda a possibilidade de dar continuidade com encontros online de grupo.

Queres iniciar-te na prática de mindfulness ou mesmo ter alguém que te guie nalgumas sessões?

Vê aqui o programa para as primeiras 5 sessões:

 

Sessão 1: Origem e enquadramento do mindfulness

Benefícios e desafios
Mindfulness formal e Informal
Tipologias de respiração
Parte prática

 

Sessão 2: Mindfulness no dia-a-dia: a aplicação prática

Olhar para dentro – a exploração emocional
Emoções, pensamentos e sensasões
Parte prática

 

Sessão 3: Mindfulness na alimentação – alguns princípios importantes

O movimento como forma de se alcançar o silêncio e a presença
Reconhecer o estado do corpo

Parte Prática

 

Sessão 4: Mindfulness na comunicação

Princípios básicos para uma comunicação consciente
Exercícios práticos
Parte prática

 

Sessão 5: Mindfulness na relação com o outro e com o envolvente

O despertar dos sentidos

Mindfulness nos relacionamentos
Parte prática
Conclusão

 

Breve descrição do conceito Mindfulness

Mindfulness foi um termo criado com o objetivo de traduzir a palavra Sati, que deriva da língua Pali (Pali é a língua em que os ensinamentos budistas foram transmitidos), datada de pelo menos 2500 anos e que significa “recordar-se continuamente do seu objeto de atenção”.  O termo tomou a forma de “atenção plena” e começou a ser usado na prática clínica de muitos psicólogos graças a Jon Kabat-Zinn que resolveu pegar neste conceito budista e inseri-lo nas universidades. Então mindfulness intrinsecamente significa “atenção plena”. Desde 1979 começaram a realizar-se estudos científicos e programas que recorrem ao Mindfulness como instrumento terapêutico, comprovando a sua eficácia. Nestes programas de mindfulness um dos objetivos principais é teinar a mente no sentido de se obter uma maior clareza e percepção da realidade, cultivando o momento presente e a autocompaixão. Para uma explicação sucinta podemos recorrer às palavras de Jon Kabat-Zin: “Mindfulness é prestar atenção de maneira particular, intencionalmente no momento presente, sem julgamento, com abertura e curiosidade” e “é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. isso é tudo”.

Preço