Sem passar por salas de espera de consultórios, sem dificuldades em conciliar horários, sem barreiras geográficas. Hoje, um computador com Skype e acesso à internet é tudo o que se precisa para fazer psicoterapia ou acompanhamento em psiquiatria.
E quem sabe diz que, apesar de ter algumas limitações, resulta.
Da cena clássica de um paciente deitado num divã, no consultório do seu psicoterapeuta, passou-se progressivamente para uma conversa frente a frente com ambos sentados numa poltrona. Agora,sinal dos tempos, muitas vezes o paciente fica simplesmente sentado no seu próprio sofá, o psicoterapeuta não precisa de ter consultório meio dos dois, há um ecrã de computador.

blog57.2

Paula Ribeiro foi uma das primeiras, por cá, a criar um serviço nestes moldes. A fundadora da WeCareOn.com, criou a empresa em 2013 quando viu na saúde mental e desenvolvimento pessoal online uma oportunidade de criar o seu próprio emprego e, simultaneamente, de dar resposta a problemas que a tocavam de perto. Por um lado, havia a situação de desemprego seguida do interesse pelo coaching, em que se reencontrou. Por outro, havia a mãe que estava longe e a passar por uma depressão. «A minha avó tinha falecido há um ano e o luto para a minha mãe estava a ser difícil. Muitas vezes aconselhava-a a ir a um psicólogo mas, como mora na serra da Estrela, isso implicava uma deslocação grande até à cidade. E surgiu-me a pergunta: “Já falas por Skype comigo, porque não usá-lo para falar com um psicólogo?”» E a ideia, que lhe ficou na cabeça, foi a primeira semente do site dedicado a serviços de psicologia e coaching online que funciona desde o início de 2014.

Descarregue o artigo completo.

WeCareOn – Psis online – Notícias Magazine.pdf

Mais Informações:

Paula Ribeiro – Coach @WeCareOn