Porque é que se olha sempre para a ansiedade como um problema?

 

A ansiedade move-nos.

Ansiar algo ou antecipar aquilo que pode acontecer, são duas situações positivas e que fazem com que uma pessoa por um lado deseje mais, queira coisas novas, experiencias novas, queira ser mais e melhor, como também, permite em determinadas situações antecipar o que vai acontecer para que se proteja ou arrisque!

No entanto, é fundamental que uma pessoa tenha consciência de quando esta ânsia se torna angustiante e se torna difícil de suportar.

 

Veja aqui alguns sintomas de ansiedade:

 

– A constante ruminação de pensamentos

Pela insegurança e medo do que possa acontecer, há pessoas que ficam constantemente a pensar, calcular e ponderar até às mais pequenas decisões do dia-a-dia. Torna-se desgastante.

 

– Remexer-se constantemente

Mexer o pé, roer as unhas, levantar as peles dos dedos, criar calos, partir objetos pequenos… Estar em alerta constante.

 

– Controlar tudo

Por vezes não é possível que uma pessoa tenha controle sobre tudo na sua vida, ressente-se bastante quando já tentou de tudo e de repente algo falha.

 

Nestas situações é importante: parar, respirar e refletir sobre este medo/angustia.

Porque é que o tenho?

O que me incomoda?

Procurar comandar o seu corpo e os seus sentimentos em vez do contrário.

Procurar mais sensações positivas do que negativas. E não ter medo de pedir ajuda a um profissional para voltar a encontrar  uma forma de lidar com tudo o que sente.

 

Eu e a equipa WeCareOn estamos por aqui.

Este mês de Fevereiro vamos falar mais de ansiedade e de sintomas de ansiedade e pode ler outros artigos nossos sobre este tema.

 

 

Veja aqui mais informações sobre Ansiedade

Saiba ainda quando a ansiedade se torna um problema

 

 

Até já e veja o meu perfil aqui.

 

Por Inês Fraga, psicóloga @ WeCareOn