O stress e o burnout são duas realidades interligadas que impactam significativamente a saúde mental, afetando o equilíbrio emocional e o bem-estar das pessoas.
A origem do Burnout está relacionada com fontes de stress inerentes à atividade profissional, a fatores organizacionais, e também a fatores de ordem pessoal. O Burnout pode ocorrer porque há uma maior competitividade no local de trabalho, uma pressão inadequada (desajustamento nas funções atribuídas, sobrecarga de tarefas, alterações no horário de trabalho) ou porque a atividade exercida é muito intensa, sujeita a riscos. O mau ambiente no trabalho, entre colegas e chefias, assim como problemas pessoais, podem também potenciar o aparecimento desta Síndrome. É, portanto, importante manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal para evitar que ocorra o Burnout.
O stress é uma resposta natural do organismo a situações desafiantes, manifestando-se através de sensações de pressão, tensão e preocupação. Em níveis moderados, o stress pode ser uma ferramenta adaptativa, preparando-nos para enfrentar desafios. Contudo, quando persiste de forma crónica e ultrapassa a capacidade de gestão, pode evoluir para o burnout.
O burnout é uma forma avançada de stress laboral crónico, caracterizado por um esgotamento físico e emocional profundo. Surge especialmente no contexto profissional, quando a exposição prolongada a situações exigentes e a falta de recursos para lidar com elas levam a uma exaustão total.
Os sintomas podem variar em intensidade e duração de pessoa para pessoa. Listamos aqui alguns dos sintomas mais comuns:
Stress
Burnout
Somos uma plataforma de consultas online que lhe permite escolher o caminho do desenvolvimento pessoal com toda a comodidade e flexibilidade.
Dê o primeiro passo e marque já hoje a sua primeira consulta online.
Conheça o nosso programa para empresas.