Como aceitar as incertezas da vida

 

A intolerância à incerteza é uma atitude que muitas pessoas têm perante a vida.

Quando temos essa atitude, a incerteza, o imprevisível e a dúvida são vistas como experiências terríveis e insuportáveis que devem ser evitadas a todo o custo.

 

Se não gosta de incertezas então pode ver o acto de preocupar-se como algo útil. Pode pensar que preocupar-se é uma forma de preparar-se para o pior. Preocupar-se poderá ser visto como uma forma de prever os acontecimentos de vida para que não haja surpresas desagradáveis. Como tal, preocupar-se reduz a sua experiência da incerteza e do imprevisível. E por causa desta redução de incerteza provavelmente continuará a preocupar-se mais e mais. Por outras palavras, a preocupação ajuda-o  a acreditar que tem mais controlo e certeza na vida.

 

Mas na realidade, a sua preocupação fez com que tivesse mais certeza no que vai acontecer na sua vida?

Preocupar-se mudou realmente o resultado do que vai acontecer?

A vida continua a ser incerta e imprevisível como sempre foi, apenas a sua percepção de que tem mais controlo é que mudou. Mas será mesmo verdade?

 

Nestas circunstâncias, por hábito, pensamos nos piores cenários, sentimo-nos mal neste processo e muitas vezes paralisamos quando temos de agir. Então pergunte-se, “preocupar-me sobre a incerteza vale a pena?”  Talvez esteja na altura de pensar de modo diferente.

 

Existem duas estratégias que podemos aprender para aceitar a incerteza e reduzir a preocupação:

 

  1. Desafiar a Intolerância à Incerteza

Pergunte-se as seguintes questões e escreva as suas respostas. Veja se consegue chegar a um entendimento das desvantagens e problemas de ser intolerante à incerteza.

  • É possível ter a certeza de tudo na vida?
  • Quais são as vantagens e desvantagens de ter certeza na vida? Ou, esta certeza na vida pode ajudar-me? e como?
  • Tem tendência para prever situações negativas apenas porque são incertas? é algo razoável de se fazer? Qual é a probabilidade de resultados/situações positivas ou neutras?
  • Qual é a probabilidade de que as coisas que prevê vão realmente acontecer? Consegue viver, mesmo que a probabilidade seja baixa, de que algo negativo pode ocorrer?
  • Consegue viver com algumas incertezas na vida? Como faz isso? E acha que consegue fazê-lo nas situações difíceis da sua vida?

 

  1. Aceitação e Mindfulness

Quando se é intolerante à incerteza a mente tende a estar focada no futuro, logo mais propensa a estados de ansiedade. Um antídoto para este tipo de pensamento é tornar-se mais presente no momento e aceitar a sua experiência actual, isto é, ser mais consciente no aqui e no agora.

 

Existem 3 etapas básicas:

  • Esteja consciente no que está a pensar e a sentir no seu corpo. Utilize a respiração para permanecer no presente. O que observa em si quando precisa de ter certeza de algo? Reconheça esses pensamentos e sentimentos , talvez dizendo “ah, então é assim é que é”.

 

  • Deixe a necessidade de soluções rápidas, diga algo que possa ajudá-lo a deixar a necessidade de certeza. Talvez dizendo “é apenas um pensamento de que preciso ter certeza, vou deixá-lo ir (o pensamento)”.

 

  • Não julgue, tenha uma curiosidade suave para os pensamentos que estão à deriva mas não os julgue nem os tente mudar. Depois traga a sua atenção para o aqui e o agora. Concentre toda a sua atenção nos sons ao seu redor ou nas sensações no seu corpo, na sua respiração ou na tarefa que tem entre mãos.

 

Para mais informações sobre mim, o meu trabalho e marcações de consulta online em:

Daniela Esteves, psicóloga @ WeCareOn