Gostava de regressar ”feliz” ao trabalho?

 

Para a generalidade das pessoas o mês de Agosto coloca 2 grandes desafios.

 

O primeiro eu espero sinceramente que o tenha conseguido superar em larga escala que é simplesmente ter feito aquilo a que chamamos de “desligar o botão” e relaxar a aproveitar os magníficos dias de sol que o nosso país nos proporciona. Foram 11 meses de rotinas bem vincadas desde levar e buscar os filhos à escola, ao judo, à natação às inúmeras reuniões que o seu chefe pediu para você preparar ou às inúmeras explicações que teve que dar ao Conselho de Administração da sua empresa sobre os resultados que estava a ter. Por tudo isto e muito mais espero sinceramente que tenha conseguido (re)carregar as “baterias”.

 

O segundo desafio está ligado ao momento que se preparar para passar neste final do mês se é que já não entrou nele que é o chamado de “Regresso ao trabalho”. Esta é uma altura do ano sentida por muitos profissionais como das mais desafiantes de todo o ano. É o retomar das mesmas rotinas e na generalidade das pessoas isso é sinónimo de “ansiedade” e em casos extremos de “depressão”.

 

Alguns entendidos na matéria chamam-lhe mesmo o Síndrome de “Depressão Pós Férias”.

 

Mas será que tem de ser sempre assim?

 

Eu acredito vivamente que não. Sim, acredito que todos nós devemos ver no trabalho algo que nos realize e que nos motive para andar para a frente.

 

Se por acaso é daqueles que se está a deixar vencer pela “Ansiedade” neste regresso ao trabalho então está na altura de escolher uma destas duas opções:

  • Faz exactamente o que sempre fez e carrega sobre os ombros o peso de mais 11 meses de trabalho e fica à espera das próximas férias;

 

  • Recorre aos serviços de um profissional competente com certificação em Coaching e especialização em Psicologia Positiva que o ajude a realizar esta altura do ano com outros “olhos” e o(a) ajude a transformar esta emoção negativa (Ansiedade) em algo mais positivo.

 

Como? Trabalhando algo que é fundamental para a sua e para a minha felicidade que são os nossos “Relacionamentos Humanos”, ou seja, a maneira como nos relacionamos com os outros determina o grau de felicidade que teremos nas nossas vidas.

 

Pode ver este momento pelo qual está a passar como um momento para transformar a maneira como se relaciona com a sua equipa, com o seu chefe, com os seus clientes, com os seus filhos, amigos e amigas. Verá que ao realizar estas mudanças, os seus índices de bem estar e de felicidade sobem exponencialmente.

 

Escolha um de dois desafios possíveis;

  • Fazer o que sempre fez e esperar pelas próximas férias;
  • Recorrer a um profissional que a ajude a transformar a “ansiedade” em algo mais positivo.

 

Se escolher a segunda opção sabe qual o resultado final?

 

Daqui a 12 meses estará ansioso não por terminar as férias mas sim por regressar ao trabalho.

 

Comece já hoje a transformar a sua vida.

 

Veja ainda o meu video sobre este tema:

 

 

Luis Granja – Life & Executive Coach @WeCareOn