O que é Mindfulness?

 

Mindfulness é uma prática que qualquer pessoa pode adotar quando deseja viver de forma mais consciente e plena. Trata-se de prestar atenção, de forma intencional, ao momento presente, sem julgar ou opinar. Um momento de cada vez…

Trata-se de aprender a aceitar o que é, sem alimentar a tendência para rejeitar ou se apegar às coisas, rotulando-as de “boas” ou “más”.

Simples, não é?

Simples sim, mas nem sempre fácil!

 

 

Não é fácil porque grande parte do tempo estamos em “piloto automático” e mesmo sem querer, criamos um estado de grande identificação com a nossa mente e com os nossos pensamentos. O desafio é portanto conseguir identificar e depois quebrar este padrão, elevar o nosso nível de consiência e conseguir criar algo chamado “equanimidade”.

Isto significa, alcançar um nível de consciência onde se entra em contacto com a nossa essência natural de seres de paz e se bebe diretamente dos benefícios do Mindfulness.

 

Com o treino de Mindfulness, aprendemos a permanecer estáveis perante as diferentes situações da vida, sem nos identificarmos com elas ou nos deixarmos dominar por elas. Descobrimos que estamos além das nossas sensações do corpo, emoções ou pensamentos.

 

 

Dicas práticas para lá chegar:

 

  1. Procure momentos no seu dia em que toma a decisão consciente de estar 100% presente, no aqui e agora.
  2. Pegue numa qualquer actividade rotineira do seu dia-a-dia e preste-lhe a sua máxima atenção, tornando-a num fim em sim mesma.
  3. Procure não julgar, apenas observar e tomar consciência.
  4. Pergunte-se “O que é que se passa neste momento dentro de mim” e depois, seja qual for a resposta, observe e deixe ir.
  5. Repare na sua respiração…
  6. Repare nas sensações do seu corpo…
  7. Repare nas vozes que existem dentro da sua cabeça…
  8. Repare nas emoções que vão surgindo…

 

Ao observar e deixar fluir, deixe que o seu coração seja preenchido por um enorme sentimento de gratidão, e saiba que, de uma forma ou de outra, “Tudo passa!”

 

Katian Caria – Coach @ WeCareOn