Casais, Natal e Família – Como gerir

Casais, Natal e Família

 

O natal aproxima-se. Um feriado tradicionalmente passado em família. Mas com a família dele ou dela? Eis a questão…

 

Muitos casais recém-casados debatem-se com esta questão. Deverão passar o natal com os pais dele ou dela? Muitas vezes a necessidade de decidir onde passar o natal levanta sentimentos varridos para debaixo do tapete, originando discussões e desentendimentos.

 

A família de origem é um dos assuntos que mais provoca atritos nos casais. Não é por acaso que quando os casais me procuram, este assunto acabe sempre por vir ao de cima numa das nossas sessões.

 

Habitualmente um dos elementos do casal sente que o outro dá demasiado valor à opinião dos seus pais, acabando por ceder à opinião destes, muitas vezes contrariando a opinião do parceiro no processo. Pode também sentir que o parceiro desvaloriza os comentários passivo-agressivos dos seus pais. Também é frequente passarem mais tempo com a família de origem de um, o que é percecionado pelo outro como injusto. A influência dos avós na educação dos netos é também frequentemente motivo de discórdia.

 

Os sentimentos relativos à família devem ser discutidos logo desde o início da relação para que o casal possa encontrar soluções em conjunto. Uma estratégia pode ser definir horários equilibrados para as visitas à família de origem. No caso dos feriados, o melhor será passá-los com a família de um e de outro, alternadamente.

 

Para ter um natal tranquilo, o melhor é mesmo enfrentar os problemas e falar com o seu parceiro!

 

As sessões de terapia de casal podem beneficiar ao casal um espaço neutro, longe da rotina do dia-a-dia, para abordar estes assuntos. Nestas, o terapeuta serve sobretudo como mediador do conflito, ajudando o casal a discutir os sentimentos de cada um com calma e a arranjar soluções.

 

A todos, um Bom Natal.

​Por Loes Nooren, psicóloga

Notícias relacionadas

Três decisões que controlam a nossa vida

O Poder Terapêutico da Música na Saúde Mental

Compulsão Alimentar: Como Superar e Encontrar Apoio Psicológico | WeCareOn

Quando a comida se torna refúgio emocional

Inteligência artificial na saúde mental - Limites da tecnologia vs apoio psicológico humano

A tecnologia não pode substituir a conexão humana

Artigos Recentes do Blog de Bem-Estar

Compulsão Alimentar: Como Superar e Encontrar Apoio Psicológico | WeCareOn

Quando a comida se torna refúgio emocional

A relação com a comida é uma das mais íntimas e complexas que desenvolvemos ao longo da vida. Mais do que simplesmente nutrir o corpo, a alimentação está profundamente ligada às nossas emoções, memórias e formas de gerir o stress quotidiano. Para muitas pessoas, esta relação torna-se problemática quando a comida se transforma no principal […]

Inteligência artificial na saúde mental - Limites da tecnologia vs apoio psicológico humano

A tecnologia não pode substituir a conexão humana

Inteligência artificial uma ferramenta útil, mas nunca um substituto para a apoio psicológico Vivemos numa era de avanços tecnológicos extraordinários, onde a inteligência artificial está presente em quase todos os aspetos das nossas vidas. Dos assistentes virtuais às recomendações personalizadas, a IA promete facilitar e melhorar a nossa experiência quotidiana. No campo da saúde mental, […]