Vou ali e já volto!

terapia online

Terapia Online – Em que consiste? Funciona? Motivos para procurar este tipo de terapia. Quais as vantagens e desvantagens? Quando devo marcar?

 

“Vou ali e já volto!” é o que pode dizer a amigos e familiares quando decide ter a sua consulta de psicologia online. Desta forma, não precisa lutar contra o estigma e críticas alheias porque não tem de se justificar. É um momento seu, numa hora e local à sua escolha, à distância de um clique!

 

Em que consiste a Terapia Online?

A terapia online, é uma adaptação ao mundo cibernético em constante evolução. É um disfrutar de um novo canal que a tecnologia nos oferece. Não se pretende com esta, substituir as consultas face a face, mas sim possibilitar a muito mais pessoas o acesso a uma consulta com as suas vantagens associadas que explico mais à frente. Se o mundo empresarial, utiliza ferramentas tecnológicas como a internet para desenvolver os seus projetos, porque não utilizar este canal para a saúde mental?

 

A Terapia Online Funciona?

Muitas pessoas questionam-se sobre a eficácia deste método de terapia, muito investigado por cientistas sobre os seus resultados. Pesquisadores na Suiça e Alemanha, realizaram um estudo com 62 pessoas, 31 fizeram terapia presencial e outros 31 fizeram terapia online. A doença alvo foi igualmente a Depressão, a técnica aplicada foi igual em ambas as situações e nos dois casos a duração foi de 12 semanas. No final destas semanas, 57% dos pacientes que tiveram terapia online, não apresentavam sintomas de depressão, enquanto que, a percentagem dos que fizeram terapia face a face/presencial, ficou-se pelos 42%.

Funciona? Os resultados dizem que sim!

 

terapia online psicologia

 

Quais os motivos para a procura de Terapia Online?

Os dias de hoje são marcados pela falta de tempo e por isto, esta é uma boa alternativa, não só porque não existem as deslocações que evitam gastos, como o processo de marcação é mais rápido.

O estigma em relação à ida ao psicólogo, é outro motivo que leva à procura desta alternativa. Aqui, não existe a necessidade de explicar onde e quando se vai, nem de falar sobre o assunto, protegendo-se assim de opiniões alheias. Como na expressão inicial do texto: “Vou ali e já volto!”

Pessoas com mobilidade reduzida que carecem de ajuda de amigos ou familiares para a deslocação a um consultório, têm agora esse problema resolvido, à distância de um clique!

 

 

Quais as vantagens e desvantagens?

Vantagens da Terapia Online

  •  .Falta de tempo;
  • . Disponibilidade horária por parte dos técnicos;
  • . Privacidade / Forma de enfrentar o estigma social sobre a consulta de psicologia;
  • . Inexistência de deslocações;
  • . Preço das consultas;
  • . Mobilidade reduzida;
  • . Estados em que a pessoa não quer sair de casa devido à patologia associada;
  • . Emigrantes;
  • . Possibilidade de escolher o profissional;
  • . Possibilidade de ser atendido a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Desvantagens da Terapia Online

  • Eventuais falhas técnicas, se a internet não tiver boa qualidade.

 

 

Quando devo marcar uma consulta?

 

Se sente que, por algum motivo, não está emocionalmente estável, tem dúvidas sobre como agir face a um determinado facto da sua vida, ou simplesmente se quer conhecer melhor, é uma boa opção! Se sente que algo não está bem, se se sente mais triste do que o normal, faça o teste da depressão, disponível no site da WeCareOn e marque!

 

Não obstante os motivos acima, a terapia online é procurada por indivíduos de todas as realidades sociais, mais especificamente pessoas com baixos rendimentos (evitam os valores da deslocação e podem escolher um profissional com preços adequados à sua realidade financeira); pessoas com horários de trabalho alargados e responsabilidades familiar múltiplas, entre outros motivos já referenciados.

 

Cada vez mais, emigrantes que procuram terapia na sua língua materna e como fuga ao estigma social.

 

Caso tenha mais alguma duvida ou necessite de algum esclarecimento, envie uma mensagem através do meu perfil:

Marisa Pereira – Psicóloga WeCareOn

Notícias relacionadas

Três decisões que controlam a nossa vida

O Poder Terapêutico da Música na Saúde Mental

Saúde mental no teletrabalho, entre a liberdade e a exaustão

Quando a ansiedade parece normal demais

Saúde mental no teletrabalho, entre a liberdade e a exaustão

Compulsão Alimentar: Como Superar e Encontrar Apoio Psicológico | WeCareOn

Quando a comida se torna refúgio emocional

Artigos Recentes do Blog de Bem-Estar

Saúde mental no teletrabalho, entre a liberdade e a exaustão

Quando a ansiedade parece normal demais

A vida acelerada e a normalização da ansiedade Num mundo que valoriza a produtividade constante e o ritmo acelerado, a ansiedade nem sempre se manifesta em crises óbvias. Muitas vezes, ela vive disfarçada, tornando-se uma sensação de “normalidade” que impede o reconhecimento dos seus sinais. Em Portugal, como noutros países, a pressão para estar sempre […]

Saúde mental no teletrabalho, entre a liberdade e a exaustão

O novo normal do trabalho: liberdade com desafios inesperados O teletrabalho, impulsionado pela pandemia, consolidou-se como uma modalidade de trabalho que oferece flexibilidade e autonomia. Contudo, esta liberdade vem acompanhada de desafios significativos para a saúde mental dos trabalhadores. Em Portugal, a adesão ao teletrabalho tem crescido, mas também se observa um aumento dos riscos […]

Compulsão Alimentar: Como Superar e Encontrar Apoio Psicológico | WeCareOn

Quando a comida se torna refúgio emocional

A relação com a comida é uma das mais íntimas e complexas que desenvolvemos ao longo da vida. Mais do que simplesmente nutrir o corpo, a alimentação está profundamente ligada às nossas emoções, memórias e formas de gerir o stress quotidiano. Para muitas pessoas, esta relação torna-se problemática quando a comida se transforma no principal […]