Como Controlar a Ansiedade e Evitar Ataques de Pânico

exemplo de como controlar a ansiedade

Para aprendermos a lidar melhor com ataques de pânico e controlar a ansiedade teremos, em primeiro lugar, tentar perceber os seus motivos. Porém estes não são sempre claros e é fundamental adotarmos algumas técnicas por forma a reduzir os seus efeitos a curto prazo e que eles desapareçam no futuro. Iremos dar-lhe algumas estratégias para o ajudar a reduzir a intensidade de ataques de ansiedade e pânico.

 

9 Dicas para Controlar a Ansiedade e Evitar Ataques de Pânico:

  1.  NÃO cometa o erro de deixar de fazer as coisas que habitualmente fazia antes de ter os primeiros sintomas (ex. saídas com amigos, ir trabalhar, a escola/faculdade, …).
  2.  A ansiedade combate-se através da exposição gradual a ambientes “hostis” evita los durante muito tempo apenas dificultará o seu retorno a uma vida normal.
  3.  NÃO fique a espera que o mal-estar passe.
  4.  Quando sentir os primeiros sintomas, procure direcionar a sua atenção para outra atividade (ex. ler um livro, ouvir música, …).
  5.  É importante que saia do lugar onde se encontra (ex. uma sala fechada, local de trabalho, …) para poder direcionar a sua atenção para outros estímulos e consequentemente diminuir a ansiedade que vem sentindo.
  6.  Procure ter, sempre que possível, uma garrafa de água consigo.
  7.  Evite o consumo de cafeína (café, bebidas energéticas, coca cola, chá verde e preto, …).
  8.  Para controlar a ansiedade pode realizar exercícios de relaxamento controlando a sua respiração, fechando os olhos, tente se abstrair do local onde está e inspire e expire de 3 em 3 segundos. Isso irá fazer com que não sinta uma sensação de abafamento típica durante a ocorrência de um ataque de ansiedade.
  9.  Os ataques de ansiedade são conhecidos por alterarem a nossa relação com os alimentos, muitas pessoas têm tendência para deixar de comer por falta de apetite e evitar alimentar-se corretamente por acharem que as prejudicará. Deverá esforçar-se por manter a mesma alimentação que anteriormente.

 

Veja ainda o nosso artigo sobre Como Lidar Com a Ansiedade

 

 

[button link=”https://wecareon.com/psicologos/” class=”content_button” color=”blue” type=”large”]Quer falar com um especialista?[/button]

 

  Psicólogos @ WeCareOn

Notícias relacionadas

Três decisões que controlam a nossa vida

O Poder Terapêutico da Música na Saúde Mental

Saúde mental no teletrabalho, entre a liberdade e a exaustão

Quando a ansiedade parece normal demais

Saúde mental no teletrabalho, entre a liberdade e a exaustão

Compulsão Alimentar: Como Superar e Encontrar Apoio Psicológico | WeCareOn

Quando a comida se torna refúgio emocional

Artigos Recentes do Blog de Bem-Estar

Saúde mental no teletrabalho, entre a liberdade e a exaustão

Quando a ansiedade parece normal demais

A vida acelerada e a normalização da ansiedade Num mundo que valoriza a produtividade constante e o ritmo acelerado, a ansiedade nem sempre se manifesta em crises óbvias. Muitas vezes, ela vive disfarçada, tornando-se uma sensação de “normalidade” que impede o reconhecimento dos seus sinais. Em Portugal, como noutros países, a pressão para estar sempre […]

Saúde mental no teletrabalho, entre a liberdade e a exaustão

O novo normal do trabalho: liberdade com desafios inesperados O teletrabalho, impulsionado pela pandemia, consolidou-se como uma modalidade de trabalho que oferece flexibilidade e autonomia. Contudo, esta liberdade vem acompanhada de desafios significativos para a saúde mental dos trabalhadores. Em Portugal, a adesão ao teletrabalho tem crescido, mas também se observa um aumento dos riscos […]

Compulsão Alimentar: Como Superar e Encontrar Apoio Psicológico | WeCareOn

Quando a comida se torna refúgio emocional

A relação com a comida é uma das mais íntimas e complexas que desenvolvemos ao longo da vida. Mais do que simplesmente nutrir o corpo, a alimentação está profundamente ligada às nossas emoções, memórias e formas de gerir o stress quotidiano. Para muitas pessoas, esta relação torna-se problemática quando a comida se transforma no principal […]