Pretende construir relacionamentos baseados em confiança, empatia e positividade?

 

Se sim, então leia este artigo até ao fim.

 

Mesmo perante baixas temperaturas Fevereiro é um mês muito “quente”.

Porquê? Porque é um mês em que se celebra uma “Força” muito importante no Ser Humano.

O “Amor”.

Sim é verdade, o “Amor” é uma das 24 Forças de Carácter que a Psicologia Positiva nos traz e que no dia 14 de fevereiro acabou por ser celebrada e exercitada entre casais.

 

O ato de oferecermos algo neste dia é a maneira que arranjamos para “Comunicar” essa Força tão importante. É na “Comunicação” que está o segredo dos relacionamentos com os “Outros” e fazermos desta ferramenta tão poderosa algo que desperte emoções positivas nas pessoas com quem nos relacionamos.

 

Deixo-lhe uma dica que pode facilmente aplicar no seu dia a dia quer seja em casa ou no trabalho.

 

O Modelo de resposta Ativo / Construtivo de Resposta criado pela psicóloga Shelly Gable.

 

De um modo muito resumido o que este modelo nos quer fazer crer é que a maneira como comunicamos e interagimos com os outros pode determinar a nossa e a felicidade deles. A maneira como reagimos às boas notícias que diariamente os outros partilham connosco determinará o grau de profundidade na relação que estabelecemos com eles.

 

Ora vejamos um exemplo. A sua esposa chega a casa toda contente e quando o vê diz “Querido, estou tão contente hoje. Recebi a notícia de que vou ser promovida a Diretora Comercial. Estou tão contente.”

 

 

Através deste modelo existem 4 tipos de respostas possíveis.

Um tipo Passivo/Destrutivo onde responde algo parecido com “Bom para ti. O que há para jantar?”

 

A segunda resposta possível é do tipo Ativo/Destrutiva em que responde algo como “Foste promovida. Agora é que vais ter mais trabalho ainda e vai sobrar para mim de certeza”

 

A terceira resposta possível é do tipo Passivo/Construtiva onde a resposta pode ser algo parecida com “Uau que bom estás de parabéns” resposta esta dada sem qualquer tipo de interação com o seu interlocutor e provida de qualquer linguagem corporal digna de registo.

 

A quarta opção é aquela que eu gostaria que utilizasse após ler este artigo.

É a resposta Ativo/Construtiva e pretende fazer com que a outra pessoa se sinta reconfortada e agraciada com o facto de estar a partilhar consigo a boa notícia.

A resposta pode ser parecida com “Excelentes novidades me trazes tu. Conta-me como aconteceu tudo. Estavas à espera? Estás de parabéns pois é algo que tu tanto ambicionavas e lutaste por este momento. Vamos celebrar e hoje quem faz o jantar sou eu.”

 

Ao reagir deste maneira terá certamente a causar um impacto positivo na outra pessoa, fará com que ela se sinta especial e isso certamente o fará também a si sentir-se especial.

Experimente este tipo de resposta hoje e sempre e verá que começara a ganhar influência junto dos seus colegas, amigos e filhos.

 

Lembre-se, o mundo precisa de si.

 

 

Se pretende potenciar ainda mais os resultados que está a ter na sua vida, marque já hoje a sua primeira sessão.

Certamente que teremos uma agradável conversa.
Luis Granja, Life & Executive Coach