DIVÓRCIO, por si só, é aquela palavra de tom e expressão tão magnificamente negativa, que ninguém gosta de a usar nas afirmações sobre o estado das suas relações amorosas. O tom tão negativo que esta palavra imprime, faz até parecer que só poderá acontecer aos outros, às outras relações, às dos nossos amigos ou conhecidos, pois no nosso caso, as “coisas” não estão assim tão más. Divórcio é uma palavra que ao ser pensada, emite automaticamente um pensamento supersticioso que deverá ser eliminado da nossa mente, desta forma, não se tenderá a propagar e nos atingir.

Mas, na realidade, esta palavrinha, tão poderosa em seu efeito e feitio, chega um dia. O dia em que esta palavra deixa se ser sentida ou pensada como algo de mau e é acreditada como a solução. A única solução. E, a solução mais positiva. A solução que vem para salvar e trazer paz.

Vários podem ser os contributos para que a união entre duas pessoas, que inicialmente se juntaram e fizeram votos de união eterna, cheguem ao fim.

As principais causas incidem sobre a traição, o desinteresse e as discussões. Assim, se uma relação, tem estas características e ambos os elementos do casal continuam sem conseguir ultrapassar positivamente estes desafios, com o tempo a passar, a relação vai escorrendo por um precipício de angústia, desconfiança, desesperança e desapego, com a rutura como chão.

Neste momento, quando ambos já tentaram de tudo, já testaram tudo e nada funciona, deixa-se de acreditar e de querer estar com o outro. A vontade que impera é a de liberdade e de quebrar com todas as correntes que ainda os une.

É, apesar do desgaste físico e emocional, a atitude certa a tomar. Quando dúvidas não existem e a certeza é apenas uma, surge o divórcio.

É o momento de voltar a existir para além de uma relação desequilibrada, que diminuiu todos e tudo. É um recomeço é um renascimento para a vida.

Analise a sua relação e sinta se esse é o momento para essa decisão, nada fácil. Até lá, faça todos os esforços, peça ajuda profissional, para poder solucionar e ultrapassar todos os desafios exigidos, mas se chegar a uma única conclusão, tome uma atitude. Invista na sua felicidade, na paz e construa um presente positivo.

Votos para que encontre a sua paz e a felicidade num relacionamento pleno, satisfatório e duradouro.

Beijinhos e partilhe este texto com alguém que possa gostar de o ler.

Liliana Silva – Psicóloga e Coach na Wecareon.