As enxaquecas são dores fortes, tipo latejo, geralmente num dos lados da cabeça. São normalmente acompanhadas por náuseas, vómitos e estrema sensibilidade à luz.   As enxaquecas causam dores intensas durantes horas ou mesmos dias consecutivos, impossibilitando, muitas vezes as atividades diárias.

 

Sintomas das Enxaquecas

Os sintomas são variados, o que pode incluir, flashes de luz, pontos cegos ou formigueiros de um lado da face ou no braço ou perna.  Muitas vezes estes sintomas começam desde muito cedo –  infância – ou começam a manifestar-se  na adolescência e tem vários estágios.

 

Causas das Enxaquecas

As causas das enxaquecas não são conhecidas, no entanto, a genética e o ambiente parecem serem aspetos determinantes. Há, contudo, um número de fatores que as podem desencadear:

  • – Mudanças hormonais . Flutuações de estrogénio parecer ser um acionador em muitas mulheres. Na história de mulheres que sofrem de enxaqueca muitas vezes elas começam antes do seu período ou mesmo durante o mesmo, que é quando o estrogénio desce. Outras mulheres tem uma tendência crescente desenvolver enxaqueca na gravidez ou mesmo na menopausa. Sabe-se que os tratamentos hormonais, como a pílula contracetiva ou mesmo a terapia de substituição hormonal provocam reações diferentes nas mulheres: nalgumas pioram os sintomas, noutras aliviam-nos.
  • – Alimentação. Queijos intensos e curados, comidas processadas podem desencadear episódios de enxaqueca. Estar muitas horas sem comer, jejuar também podem acionar enxaqueca.
  • – Conservantes e aditivos. Os adoçantes (aspartame), os conservantes (glutamato monossódico (MSG), alguns E´s.
  • – Álcool, especialmente o vinho e também bebidas com dose de cafeina muito elevada ou suplementos).
  • – Mudanças nos padrões de sono. Não dormir ou dormir demais pode causar enxaquecas em algumas pessoas assim com o “jet lag”.
  • – Factores físicos. Excesso de atividade física ou cansaço podem ser acionadores de enxaqueca.
  • – Mudanças no ambiente. A mudança do tempo, ou de pressão atmosférica.
  • – Medicamentos. Contracetivo oral ou vasodilatadores.

 

Até há bem pouco tempo os especialistas da matéria aconselhavam evitar os acionadores. Alguns deles não podem ser evitados, e também, nem sempre “evitar” é efetivo.

 

estilo de vida ativo e enxaquecas tratamento caseiro

 

Enxaquecas Tratamento Caseiro

No entanto mudanças no estilo de vida e algumas das seguintes estratégias podem ajudar a reduzir o número de episódios e severidade dos mesmos:

  • – Criar uma rotina diária que inclua padrões de sono regulares e refeições no mesmo horário.

 

  • – Exercício físico. Escolha aquele que se adapta a sua personalidade. Tenha em atenção se ao exercício intenso tem alguma influência. Se sim, nesse caso escolha um menos intenso. A atividade física é determinante no estilo de vida que escolher e tem benefícios no longo prazo indiscutíveis.

 

  • – Atenção ao tipo de comida que ingere. Para começar e para desenvolver a sua consciência corporal, coma apenas aquilo que compra “ fresco” e sem conservantes e procure cozinhar a sua própria comida.

 

  • – Medicação. Veja se alguns dos medicamentos que toma podem estar na origem do episódio. Se verificar que sim, peça ao seu médico uma alternativa. O mesmo se aplica a algum suplemento que possa a estar a ingerir.

 

  • – Questões hormonais. A alimentação é outro instrumento que pode usar para manter estes níveis hormonais equilibrados. Tente adicionar semente de linhaça (moída no momento); sementes de sésamo, frutos secos na sua alimentação.

 

De todas as estratégias inumeradas, a que lhe trará mais benefícios para contornar este aspecto de sáude e bem-estar será um estilo de vida que inclua uma alimentação natural e alguma atividade física.

 

Aldina Costa – Life&Wellness Coach @ WeCareon